Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que o pênis encolhe no frio?

Por que o pênis encolhe no frio?  Paulo Othavio, Cabo Frio, RJ Fica frio que não acontece só com você, Paulinho. Tentarei ser curto e grosso: quando o corpo é exposto a baixas temperaturas – como a do mar aí da região em que você mora –, a musculatura lisa, próxima à superfície do corpo, se contrai e […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 24 out 2016, 14h34
iStock | prettyboy80 | CrownPhotography
iStock | prettyboy80 | CrownPhotography


Por que o pênis encolhe no frio? 

Paulo Othavio, Cabo Frio, RJ

Fica frio que não acontece só com você, Paulinho.

Tentarei ser curto e grosso: quando o corpo é exposto a baixas temperaturas – como a do mar aí da região em que você mora –, a musculatura lisa, próxima à superfície do corpo, se contrai e o sangue se concentra na porção mais próxima dos órgãos internos. Isso diminui a troca de calor entre o corpo e o ambiente, o que preserva a temperatura dos órgãos vitais.

O efeito colateral é que a pele fica pálida e o pênis mirradinho por falta de sangue. O mesmo vale para a bolsa escrotal, que deixa os testículos menos expostos para não esfriarem – isso mantém  os espermatozóides vivos, em condições ideais de temperatura.

Mas o encolhimento peniano ocorre em outras situações também, você bem sabe, Paulinho. Quando você leva um susto ou pratica exercícios físicos, por exemplo, o pênis e o saco escrotal se retraem para se protegerem de lesões. Ui!

*

Post anterior: Por que os bebês sabem nadar quando nascem e depois desaprendem?

Continua após a publicidade

Publicidade