Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que os links da internet são azuis?

O azul contrastava bem com preto do texto corrido. Mas o verde teria funcionado tão bem quanto – a padronização foi uma decisão informal.

Por Oráculo Atualizado em 10 jun 2020, 10h48 - Publicado em 10 Maio 2016, 19h52

Tim Berners-Lee, um dos pioneiros da World Wide Web, confessa que não se lembra bem do critério de escolha. Ele até preferia verde, mas diz que o azul foi eleito provavelmente por ser a cor mais escura possível que ainda contrastava com o preto – de maneira a diferenciar os hiperlinks do texto comum.

Isso foi definido em 1993 e a padronização pegou. O azul tornou-se convenção desde os primeiros browsers para telas coloridas, como o Mosaic.

  • Os links já existiam desde 1965, mas até os anos 1990 os monitores eram bicromáticos (fundo preto e textos brancos ou verdes) e o jeito era diferenciar os textos clicáveis com o sublinhado que também permanece até hoje. Quem assistiu “Lost” lembra do monitor dentro da escotilha. Que medo. E quem é mais velho talvez tenha saudade da tela branca e preta do sistema operacional primitivo MS-DOS.

    Publicidade