Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Qual a diferença entre o Yeti e o Pé Grande?

Pergunta de Francys Rodrigues Pontes de Oliveira, de Embu das Artes, SP

Por Oráculo Atualizado em 29 nov 2017, 15h00 - Publicado em 26 jul 2017, 17h48

Lendário senhor das respostas mais cabeludas, você sabe qual a diferença entre o Yeti e o Pé Grande?
Francys Rodrigues Pontes de Oliveira, Embu das Artes, SP

Nunca vi nem comi, mas, do que ouço falar, são três diferenças básicas: origem, idade e cor.

A lenda do Yeti, o “abominável homem das neves”, surgiu no Himalaia, na Ásia Central, enquanto a do Pé Grande é dos EUA.

O Yeti é uma criatura cultuada por religiões antigas, anteriores mesmo ao budismo, no Tibete. Já o Pé Grande é de 1958, quando trabalhadores de uma estrada na Califórnia encontraram pegadas em torno de 42 cm próximas à obra. A história saiu nos jornais e o apelido pegou.

Sobre a pelagem, a do Yeti seria cinza, quase branca, como a neve das montanhas que “habita”. Já o Pé Grande tem pelos variando do castanho-claro ao preto, passando por cinza e castanho-escuro. Um parente terráqueo do Chewbacca, talvez.

Curiosidade extra

64 seria o número de calçado apropriado para o Pé Grande

 

Fontes: Livros Bigfoot and Yeti, de Jennifer J. Anderson; Mysterious Creatures: A Guide to Cryptozoology, de George M. Eberhart; The Archetype of the Ape-Man: The Phenomenological Archaeology of a Relic Hominid Ancestor, de Dawn Prince-Hughes

Continua após a publicidade
Publicidade