GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual é a distância do horizonte?

Ó, entidade transcendental do mais puro conhecimento do Universo, responda a pergunta desse humilde leitor: se uma pessoa estiver no centro de uma área “plana” na superfície da Terra, qual o alcance máximo da sua visão? E é possível observar a curvatura do planeta nessa situação?
Bruno de Campos Martins, Algum Lugar Curvo, Terra

mario

Mario não tem esse problema.

Sua santa humildade será recompensada com conhecimento: em uma área plana, uma pessoa com 1,80 m de altura enxerga uma distância de aproximadamente 5 km, explica o professor do Instituto de Física da UFRGS Fernando Lang.

O cálculo envolve o raio de circunferência da Terra e a altura da visão do observador. Nessa área, não temos como observar a curvatura do planeta porque estamos muito próximos do chão, o que limita nosso ângulo de visão. Entretanto, se você estiver em um avião a 10 mil metros de altura, no topo de uma montanha bem alta ou no espaço sideral (vai saber), dá para ver a Terra com essa querida forma que lhe deu fama, segundo o professor do Instituto de Física da USP, Francisco Guimarães.