Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Qual é a maior conta de Twitter não verificada do mundo?

Poderia ser uma página de memes do Paquistão. Mas é melhor ainda.

Por Guilherme Eler Atualizado em 20 out 2020, 13h40 - Publicado em 2 jan 2019, 12h22

A página sem o selinho azul com maior número de seguidores é a do aplicativo UberSocial. Hoje, são pouco mais de 13 milhões de fãs, o que a torna a 203ª mais seguida do mundo de acordo com o SocialBlade – que compila estatísticas sobre redes sociais. O Twitter existe desde 2006, mas seu sistema de verificação começou a valer apenas em 2009.

No começo, apenas grande figuras públicas e celebridades podiam pedir a marcação. Hoje, estima-se que o Twitter tenha  300 mil contas verificadas.

O irônico é que o UberSocial é justamente um aplicativo usado para customizar o Twitter. Com ele, dá para mudar cores e temas, criar uma barra de acesso rápido para as funções mais usadas ou até aumentar artificialmente o número de caracteres de um tweet – os prolixos piram, mesmo após o polêmico aumento para 280 caracteres. 

  • Em 2011, o UberSocial foi processado pelo Twitter por usar a marca do passarinho azul ilegalmente (ele se chamava UberTwitter). Um dos castigos foi ter a conta apagada. A picuinha explica por que a rede não reconhece o app: eles voltaram à ativa – mas o Twitter não dá o braço a torcer, e o UberSocial, de orgulho ferido, também não faz questão de pedir desculpas.

    Caso o UberSocial mude de ideia e queira entrar para o rol de verificados, terá de esperar um pouco para conseguir seu selo. Isso porque o programa de contas verificadas do Twitter, no momento, se encontra suspenso. A decisão vale desde 9 de novembro de 2017, e foi tomada após polêmicas envolvendo a certificação de líderes do movimento de extrema direita americano que haviam organizado marchas supremacistas nos Estados Unidos naquele ano.

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade