Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Qual é a origem do nome do Rio de Janeiro?

Pergunta de Leandro Guimarães, Niterói, RJ

Por Oráculo Atualizado em 11 abr 2018, 17h19 - Publicado em 22 dez 2017, 15h06

Qual é a origem do nome do Rio de Janeiro? Há um rio cujo nome é Janeiro?
Leandro Guimarães, Niterói, RJ

Não existe nenhum rio chamado Janeiro no município de São Sebastião do Rio de Janeiro. Aliás, o nome completo da capital fluminense homenageia o santo homônimo do imperador Dom Sebastião, que governava Portugal quando a cidade foi fundada oficialmente, em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá. Para completar o combo, São Sebastião também é o santo padroeiro local.

Sobre o “sobrenome” Rio de Janeiro, a história é a seguinte: pela história oficial, quando os portugueses aportaram na Baía de Guanabara, no primeiro dia de 1502, acharam se tratar de um grande rio. Por causa da data e do equívoco hidrográfico, teriam nomeado todo o entorno de Rio de Janeiro – mas há controvérsias, já que navegadores tão experientes dificilmente confundiriam uma baía com um rio.

  • Já naquele tempo, porém, os índios temiminós chamavam a região de guanabara (“seio do mar”), baía arredondada e abundante em pesca. Outra nomenclatura ancestral, que veio antes da colonização europeia, designava uma das aldeias tupinambás, povo que era maioria na região à época. Eram os chamados “cariocas”, termo que até hoje distingue os nativos da capital dos demais fluminenses.

     

    Fonte: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

    Continua após a publicidade
    Publicidade