Clique e assine a partir de 8,90/mês

Tudo sobre Origem das coisas

Ele nasceu como um gesto reservado a ocasiões especiais – como acordos entre governantes –, e só depois caiu nas graças do povo.
Estrutura com ao menos doze galáxias se formou quando o Universo tinha 6% da idade atual – descoberta teve participação de brasileiros do Observatório Nacional.
vida

Todos os seres vivos usam os mesmos 20 aminoácidos. Este é o porquê.

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 2 ago 2019, 16h17 - Publicado em 2 ago 2019, 16h16
Dentre centenas de opções, todo animal, fungo e planta constrói proteínas com os mesmos tijolos químicos. Não é coincidência: tem mão da seleção natural aí.
Porque a tal "terra" do nome, que vem do mito de criação grego, não é em oposição ao mar – e sim ao céu.
Nem neandertal nem denisovano, o dito cujo ainda é só uma hipótese. Se verdadeira, ela explicaria a existência de um pedaço curioso de DNA em nosso genoma
A Origem da Vida na Terra

A origem da vida na Terra – e fora dela

Por Bruno Vaiano, com ilustrações de Yasmin Ayumi e edição de Alexandre Versignassi - Atualizado em 29 Maio 2020, 19h38 - Publicado em 4 jan 2019, 17h16
Pesquisas recentes mostram como uma molécula inanimada e muita seleção natural podem ter dado origem à vida no planeta. E indicam onde buscá-la no Universo.
E essas estruturas, moradoras do "centro histórico" da Via Láctea, vão nos ajudar a desvendar a história da formação da nossa Galáxia
Dados da sonda Cassini revelam o mais próximo de vida que já foi encontrado fora da Terra. Entenda essa história dando um passeio pela nossa própria origem.
Onde está a inteligência no nosso cérebro?

Onde está a inteligência no nosso cérebro?

Por Alexandre de Santi - 19 jun 2018, 15h36
Por toda parte. As habilidades do objeto mais complexo do Universo brotaram de conexões que os neurologistas ainda tentam entender
Cientistas descobrem um jeito de fazer aglomerados de moléculas de RNA (os ribossomos) criarem cópias de si mesmos – e esse pode ter sido um dos primeiros passos da vida na Terra
Por que vinho é tão caro?

Por que vinho é tão caro?

Por Marcos Nogueira - Atualizado em 17 abr 2020, 13h39 - Publicado em 25 abr 2018, 15h32
Preço alto não é garantia de nada, e qualidade não é o único fator envolvido na apreciação.
Essa flutuação discreta na radiação cósmica de fundo adiciona uma peça ao quebra-cabeça da infância do cosmos: o que, afinal, ocorreu logo após o Big Bang?
A GENTE TE EXPLICA COMO SURGIU ESSA DATA COMEMORATIVA. E TAMBÉM CONTAMOS A ORIGEM DA TECLA QUE SERVIU DE INSPIRAÇÃO.
SI_sobrenome_origens

A origem dos 50 sobrenomes mais comuns do Brasil

Por Da Redação - Atualizado em 26 Maio 2020, 15h33 - Publicado em 4 ago 2017, 16h05
Silva, Almeida, Santos, Teixeira... Será que o seu está na lista?