Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Qual é a origem do termo “soviético”?

Esclareça uma dúvida, supremo camarada: qual a origem do termo "soviéticos"? (Pergunta de Ruan Moura, São Paulo, SP)

Por Oráculo Atualizado em 21 fev 2017, 17h08 - Publicado em 21 fev 2017, 17h01

Esclareça uma dúvida, supremo camarada: qual a origem do termo “soviético”?
Ruan Moura, São Paulo, SP

Privet, tovarishch Ruan. “Soviético” vem do russo soviet (conselho).

Assim como no português, conselho significa tanto “sugestão” como “grupo de pessoas reunidas para um mesmo fim”. Os sovietes eram os conselhos de trabalhadores criados durante as revoluções russas de 1905 e 1917, e representavam os operários que ajudariam os revolucionários na tomada do poder.

Quando o império russo caiu, os sovietes dominaram a cena e, reunidos, viraram o maior país do planeta: a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. De 1922 a 1991, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e outras repúblicas menores formavam o novo bloco soviético – ancestral do homônimo carnavalesco paulistano. Para não mexer em time que estava ganhando, não havia parlamento, e sim um soviet supremo que comandava sovietes regionais.

Enfim, por causa dessa modinha regional de ter conselhos para tudo, os russos (além de ucranianos, bielorrussos e tantos vizinhos) viraram todos soviéticos: cidadãos da URSS.

Continua após a publicidade

A União Soviética foi dissolvida em 1991 e os conselhos, extintos em 1993. Atualmente, a Rússia é uma República Federativa Presidencialista. Aqui na SUPER, os conselhos perduram no blog Se Soviet Fosse Bom.

Do svidaniya!

 

Fonte: Angelo de Oliveira Segrillo, historiador da USP.

Post anterior: Por que a pontuação nos jogos de tênis segue a ordem 15, 30 e 40?

Continua após a publicidade

Publicidade