Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Qual é o papel higiênico do presidente? E o do papa?

O do presidente provavelmente é papel higiênico de folha avulsa, desses de escritório. Já o do papa, bem... esse é especial.

Por Bruno Vaiano 14 jun 2019, 10h01

Em 2011, a marca Renova lançou um papel higiênico em homenagem à visita de Bento 16 à Espanha. Eram dois rolos perfumados, um amarelo e outro branco (as cores do Vaticano). Ele passou a ser exportado para a terra do trono de Pedro (sem piada, por favor), além de um outro, rosa, da marca Pietá. Provavelmente ainda é assim, diz Sérgio Pereira Couto, autor do livro Os Arquivos Secretos do Vaticano.

  • Já o Planalto é pudico. Na prestação de contas à população, não há uma descrição específica, só um vago “material de higiene e manutenção”. Mas somos intrépidos. Na última sala com acesso à imprensa antes do gabinete da presidente, o papel higiênico é Kimberly Clark. É aquele sistema de folhas avulsas, comum em escritórios. A assessoria de imprensa do Planalto não quis confirmar se é o mesmo usado pelo presidente. Enrolou (sério, sem piada).

    Pergunta de Avelino Neto, Banabuiu, CE

    Publicidade