Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Qual foi o primeiro easter egg?

Ele está em um jogo de Atari de 1977 – mas foi revelado só 40 anos depois. Até hoje, muita gente acha que o título é de outro game.

Por SUPER Atualizado em 30 dez 2020, 11h31 - Publicado em 18 jul 2019, 18h44

“Hi Ron!”. Essa é a mensagem escondida no videogame Starship 1, lançado para o Atari em 1977. Ele é considerado o primeiro easter egg pelo Guinness World Records.

A frase aparece na tela e confere dez vidas extras ao jogador quando ele pressiona uma determinada sequência de botões. O programador Ron Milner (a quem a frase se refere) só revelou o segredo em 2017. Até então, acreditava-se que o easter egg mais antigo estava no jogo Adventure, também do Atari, lançado em 1979.

O Starship 1 bate o recorde por dois anos de antecedência, mas o Adventure ainda recebe injustamente a fama por ter o easter egg mais antigo dos games. O filme Jogador Nº1, lançado em 2018, faz referência a este último, mas nem menciona o verdadeiro dono do título.

 

  • Esse é o primeiro registro oficial de um easter egg, mas isso não significa que não existam outros “segredos” escondidos em obras anteriores. 

    O diretor Alfred Hitchcock, por exemplo, já fazia aparições discretas em seus próprios filmes muito antes, desde 1927. No final da música Rain, lançada pelos Beatles em 1966, é possível ouvir a voz de John Lennon cantando a primeira frase da canção ao contrário. Segundo hipóteses, até mesmo o pintor Rafael poderia ter pintado a si mesmo em meio a outros intelectuais na obra Escola de Atenas, de 1511. 

    Continua após a publicidade
    Publicidade