GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quando inventaram a polícia?

A figura do juiz é pré-histórica – desde que existem tribos, existem mediadores. É difícil interpretar a partir de esparsos documentos escritos como funcionavam os sistemas de justiça do início da civilização, porém o mais provável é que a população conduzisse os criminosos ao julgamento com as próprias mãos.

A polícia começa quando o povo para de levar os criminosos ao magistrado, e ele passa a ter funcionários para realizar essa tarefa.  Conta-se que Shun – imperador chinês lendário que teria governado em 2200 a.C. – criou um cargo público chamado shi, que conduzia investigações e vigiava os presos. Ele respondia ao si tu, cargo equivalente ao de um magistrado.

Na altura da dinastia Han, que foi contemporânea de Roma, já existiam patrulheiros nas ruas e detetives de profissão. No auge econômico da Babilônia, os oficiais, além de lidarem com roubos, interviam em casos de violência doméstica, traição e subversão dos noivos contra casamentos arranjados.

Na Europa da Idade Moderna, a polícia começa com Luís 14, o Rei Sol, que criou uma guarda para patrulhar Paris em 1667 – a cidade-luz, nessa época, era uma das mais perigosas e populosas do mundo. O Serviço de Polícia Metropolitano de Londres (vulgo Scotland Yard) – um dos mais antigos ainda ativos – data de 1829. Ele talvez seja o primeiro nos moldes atuais.

Pergunta de @pinprestes, via Instagram

Fontes: artigos “A research note on the history of the Chinese police”, de Yue Ma; “Police forces in the first millennium BC Babylonia and beyond”, de Reinhard Pirngruber.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s