GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quem inventou o disco de vinil?

Foi o húngaro Peter Carl Goldmark, que aperfeiçoou o disco de 78 rotações por minuto feito de goma-laca, uma resina, por volta de 1930. Mas o DJ primordial foi o alemão Emile Berliner. Ele usava bolachas metálicas como mídia para o gramofone, que codificava sons fazendo ranhuras em superfícies planas.

Voltando ao vinil, Goldmark trabalhava para a Columbia Records, gravadora americana que queria criar discos mais duráveis e com mais músicas. Como o vinil era mais maleável e resistente que a goma-laca, suportava a gravação de sulcos menores e mais precisos.

Com isso, o número de linhas no disco aumentou e a rotação diminuiu para 33 RPM. Resultado: enquanto o disco de laca quebrava fácil e gravava apenas 4 minutos de música, o de vinil continha mais de 20 – 10 minutos em cada lado.

A seguir, acompanhe como um disco matriz – que dará origem a inúmeras cópias de vinil –, feito de laca, veja só, é feito:

Fonte: Biografia de Peter Carl Goldmark; Livro 1001 invenções que mudaram o mundo, de Jack Challoner

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s