GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Uma baleia pode engolir uma pessoa inteira?

O que aconteceu na linda história de Pinóquio tem fundamentos? Realmente é possível um humano, chegar vivo e consciente ao estômago de uma baleia?
Viniicius ., Iporã do Oeste, SC


Finocchio.

Provavelmente, não. Para começar, as baleias não comem nada tão grande como um ser humano. A dieta deles é meio sem graça, na real. A veterinária Kátia Groch, do projeto Baleia Franca, explica que elas filtram o alimento da água e comem basicamente pequenos peixes ou krill, crustáceos miudíssimos que fazem parte do zooplâncton. Por isso, dificilmente uma baleia abriria a boca para engolir uma pessoa.

Mas, supondo que uma baleia se atrapalhasse na hora de escolher o que almoçar e engolisse um desavisado no mar. A pobre vítima sofreria politraumatismos por esmagamento no momento em que o animal fechasse a boca.

Indo além e considerando que a nossa vítima fosse realmente muito sortuda e escapasse do fechamento da boca, a deglutição faria com que a história do Pinóquio não se tornasse realidade. O diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, diz que nem o maior exemplar da maior das baleias – uma baleia azul que atingiu 33 metros de comprimento – conseguiria engolir uma pessoa inteira. Como as presas desses mamíferos são pequenas, a garganta deles não precisa ser muito grande. “A entrada do esôfago não é larga o suficiente para uma pessoa ser engolida. Uma baleia que tentasse engolir uma pessoa inteira acabaria com ela entalada na garganta”, garante ele.

Ou seja, o nariz do Pinóquio cresceu. E você não precisa acreditar em comercial de cerveja.

(crédito da imagem: nestor galina)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s