Moradores de rua são colocados à venda em site de compras coletivas
Mendigo Urbano* é o nome do site e o objetivo é despertar a solidariedade coletiva. Como? A iniciativa, claramente inspirada no site de compras Peixe Urbano, convida os internautas a se unirem para “comprar” um morador de rua pela internet e, assim, ajudá-lo a melhorar de vida.
Funciona da seguinte maneira: os criadores do portal – os universitários brasileiros João Burzlaff Lopes e Bruno Stein – selecionam moradores de rua que gostariam de participar do projeto e colocam seu “passe” à venda no Mendigo Urbano, por R$ 250. Os internautas, então, podem comprar parte do passe – ou, até mesmo, todo ele – e quando a quantia estipulada pela oferta for alcançada, o morador de rua é “vendido”.
Antes de você se indignar, a gente explica: a compra, nesse caso, é fictícia e, obviamente, não significa que os internautas terão posse do morador de rua. Na verdade, os usuários do Mendigo Urbano financiarão a compra de um Kit Mendigo para o morador de rua “arrematado”, que dá direito a cesta básica, roupas e um corte de cabelo.
Por enquanto, quatro moradores de rua estão cadastrados no Mendigo Urbano – Seco, Santa, Maurício e Bira –, mas nenhum deles teve seu passe 100% vendido. No portal, é possível conhecer a história de cada um e, ainda, sugerir novos moradores de rua para participar da iniciativa: basta informar o nome do indicado, o lugar em que vive e por que merece fazer parte do Mendigo Urbano. Todas as propostas serão analisadas pelos criadores do site, que pretendem ajudar cada vez mais moradores de rua com o novo projeto.
E aí, o que você achou do Mendigo Urbano? É uma boa ideia ou não? Assista, abaixo, ao vídeo da iniciativa!
Leia também:
Bicicloteca: bike itinerante doa livros a moradores de rua
Hortas em parques públicos para sem-tetos
Siga o Planeta Sustentável:

Homem de Marree: o geoglifo gigante na Austrália que ninguém sabe quem fez
Por que as notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si têm esse nome?
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como fazer seu cachorro feliz? Confira 5 dicas da ciência







