Clique e assine a partir de 8,90/mês

Superferramentas: Mapa do Céu

Por Redação Super - Atualizado em 21 dez 2016, 08h51 - Publicado em 19 abr 2007, 17h07

Monte seu próprio planetário

Se você é um leitor mais antigo da Super, deve se lembrar do Mapa do Céu. A seção foi uma das marcas da revista, publicada desde seu início até o ano de 2000. Nessa época, foi colocada na geladeira até… ooops. Não podemos contar mais nada. Apenas lembre-se de que a Super está para fazer 20 anos de vida e que geralmente coisas acontecem em datas comemorativas.

Enquanto não aparecem novidades, confira duas ferramentas on-line que têm um espírito parecido com o Mapa do Céu e que permitem que você crie uma espécie de planetário em sua própria casa.

Sky-map
Ferramenta on-line, de graça. Você pode procurar constelações e localizações direto da tela do borwser.

Onde encontrar: http://www.sky-map.org/
Porque é legal: ferramenta de busca de objetos permite encontrar versões bastante detalhadas de constelações e planetas.

Stellarium
Sofware de planetário que pode ser usado na própria tela do micro ou ligado a projetores. Recursos como zoom, interface em múltiplas línguas, controle de telescópio, simulação de eclipse, entre outros. É gratuito e tem versões para Linux, Mac e PC.

Onde encontrar: http://www.stellarium.org/
Porque é legal: Permite aos curiosos ou professores de ciências investigarem mais de perto como funciona a atmosfera, constelações, entre outros assuntos. O usuário ainda pode adicionar seus próprios scripts, criar visualizações e locais favoritos.