Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Supergênio: Descubra quem se senta ao lado de quem nesta reunião familiar

Por Redação Super Atualizado em 21 dez 2016, 10h37 - Publicado em 29 nov 2012, 17h42

No ano em que a SUPER completa 25 anos, a gente não para de revirar os arquivos da revista. Desde a edição número zero, a SUPER trazia novidades científicas, curiosidades e alguns passatempos divertidos. Por muitos anos, os quebra-cabeças e problemas foram publicados nas páginas da revista. E agora os melhores estão de volta.

O problema de hoje foi publicado originalmente na edição 12 da SUPER em setembro de 1988. Veja se você consegue descobrir o resultado:

Oito pessoas de uma só família estão sentadas em volta de uma mesa redonda. No lugar indicado pela seta está sentando o seu Daniel, chefe da família.

Ele é casado com dona Marina. Seu Daniel e Dona Marina têm dois filhos: Claudinho, que é casado com Doroti, e Júlio, que é viúvo.

A filha de Claudinho e Doroti é a Sônia, menina mimada que exige sentar-se à mesa entre seu pai e sua mãe.

Os filhos de Júlio – Pedro e Paulo – são temperamentais e a avó não permite que um fique ao lado do outro.

Júlio coloca os cotovelos na mesa e isso irrita sua cunhada Doroti – ela sempre fica sentada longe dele.

Continua após a publicidade

Júlio prefere sentar-se ao lado esquerdo do pai. Dona Marina tem um carinho especial pelo neto Pedro e está sentada ao lado dele, enquanto conversa com sua nora, que está à sua esquerda.

Paulo sempre chega depois que o almoço está servido e nunca fica contente com o lugar que sobrou para ele.

Em que lugares estão sentadas todas essas pessoas em volta da mesa?

 

Confira a resposta selecionando o texto abaixo:

1 – Daniel
2 – Júlio
3 – Pedro
4 – Dona Marina
5 – Doroti
6 – Sônia
7 – Claudinho
8 – Paulo

Sabemos que na cadeira 1 está seu Daniel. Júlio, que sempre fica ao lado esquerdo do pai, está na cadeira 2. Outra informação de que dispomos: dona Marina tem a nora Doroti à esquerda e o neto Pedro à direito. Vamos colocá-los em três cadeiras da mesa. E agora usemos as outras informações. Sônia, a menina mimada, exige sentar-se entre o pai, Claudinho, e a mãe Doroti. Esta, sabemos, está à esquerda de dona Marina. Assim, só há a cadeira do seu lado esquerdo vaga. Fica aí a Sônia.

Claudinho, portanto, está à esquerda da filha. Falta colocar apenas o Paulo. Ele tem de ficar longe do irmão Pedro. Como este está à direita de dona Marina. Paulo deve ficar do lado esquerdo, e a única cadeira vaga nessa direção é a que vem logo ao lado de Claudinho. Feche o círculo com as cadeiras 1 e 2, que estão ocupadas por seu Daniel e pelo Júlio, e pronto.

Clique aqui para ver outros desafios de lógica e matemática

Continua após a publicidade
Publicidade