Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

11 curiosidades sobre o 9GAG

Por Carolina Vilaverde Atualizado em 21 dez 2016, 10h13 - Publicado em 5 jul 2012, 18h40

O segundo andar da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, recebeu nesta semana um dos maiores eventos sobre internet no país. Estamos falando do festival youPIX, que acaba hoje com a premiação dos Melhores da Websfera 2012. Ontem, a SUPER passou por lá e conferiu, entre outras coisas, a aguardada palestra de Ray Chan, fundador do 9GAG. Não deu para passar por lá? Dá uma olhada nas coisas mais bacanas que ele contou:

Ray Chan, fundador do 9GAG em palestra no festival youPIX 2012

1. Primeiro, o mais importante: Ray disse que o 9GAG quer sim ter uma versão brasileira do site. E que eles pretendem lançar o site local entre o fim desse ano e o início de 2013. Chan contou ainda que o Brasil está no top 5 de países que mais acessam o 9GAG, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Alemanha e Holanda. Aliás, já existe um 9gag.com.br, que redireciona o internauta para o site brgag.com.br. Mas não é oficial.

2. O site foi criado em 2008, na época em que redes sociais como o Facebook não eram tão populares. O objetivo nunca foi ganhar dinheiro, mas ter um espaço em que as pessoas pudessem compartilhar fotos engraçadas de maneira rápida e para várias pessoas. “Muita gente achou que era uma ideia ruim, mas hoje somos um dos maiores sites do mundo”.

3. Você deve estar se perguntando o que Ray faz atualmente, não? Ele é o CEO da empresa e conta que passa a maior parte do dia respondendo e-mails que são enviados ao site. Aliás, quer mandar seu recado pra ele? Entregamos o caminho: o e-mail é contact@9gag.com .

4. Essa é outra dúvida importante: o que significa, afinal, 9GAG? Segundo Ray Chan, a resposta não tem nada demais, mas confesso que eu achei bem legal. O nome “9GAG” tem um som parecido com a expressão “tirar sarro” em cantonês. É divertido, né?

Continua após a publicidade

5. O site recebe cerca de 10 mil imagens por dia (!). E isso porque o sistema do site é limitado. Chan acredita que, se não houvesse esse ‘obstáculo’, o número seria ainda maior.

Olha o Ray Chan aí em uma foto coletiva no fim da palestra

6. Ao contrário do que possa parecer, o 9GAG não está rendendo uma fortuna para seus criadores. Pelo menos, é o que Ray anda dizendo. A única fonte de dinheiro vem dos anúncios e serve para pagar os cerca de 90 servidores da Amazon que armazenam as imagens do site. Chan conta que a publicidade no site só começou em 2010 e que eles tentam colocar o menor número possível.

7. Você reparou no nome e na cara do fundador do 9GAG? Ele e toda a equipe do site (são cinco pessoas ao todo apenas) são de Hong Kong. “E não sou parente de Jackie Chan, esse é um sobrenome muito comum na China”, brincou Ray.

8. Apesar de ter sido criado por um cara de Hong Kong, o 9GAG não é popular na China. Ray contou que o site é liberado por lá, mas não tem tanto apelo com o público chinês porque eles não entendem a maioria das piadas, já que não tem acesso a muitos dos filmes, séries e vídeos que são usados como referência para as brincadeiras.

9. Sabe quanto tempo o CEO passa no site? Apenas 1 ou 2 horas por dia! Ele diz que não tem muito tempo, mas faz questão de navegar pelo site. “Quando você cria um site, você precisa usá-lo para poder entender melhor os seus usuários”, explica.

10. Chan também contou o porquê ele acha que o 9GAG faz sucesso. Na opinião dele, diversão também pode ser um negócio sério. Ele listou quatro razões disso: as pessoas amam se divertir, coisas divertidas vendem e são compartilhadas, pessoas quando estão felizes compram mais e a coisas divertidas nunca param de surgir. “O que você mais compartilharia? Uma foto sensual ou uma engraçada?”.

11. E se você é usuário do site 4chan, olha só o que Ray acha da possível competição entre os dois sites: “O 4chan é um site interessante. Mas o 9GAG é para pessoas normais. Não acho que eles competem”.

Continua após a publicidade
Publicidade