GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

6 jeitos simples de diminuir sua quantidade de lixo

Pense na quantidade de lixo que você já jogou fora hoje. A caixa do leite, o pacote do pão, o papel da manteiga, o saco do arroz que terminou, aquela abobrinha que ninguém comeu e virou um monstro dentro da geladeira, a latinha de refrigerante, o canudo… Somando todas as coisas que você joga na lata de lixo diariamente, até o final do ano você terá feito uma média de 383 toneladas de lixo. Você e todos os outros brasileiros. Não preciso falar muito sobre por que a gestão de resíduos é uma das maiores preocupações do nosso século, né?

Empresas, governos e instituições mundiais, como a ONU, estão quebrando suas cabeças para entender como vamos lidar com toda essa sujeira. Mas a melhor forma de se livrar do lixo é, em primeiro lugar, não produzir lixo. E vamos encarar os fatos: todo mundo pode contribuir nessa – sem pirar muito nem virar um ecoxiita. Abaixo, temos uma lista de maneiras fáceis que você pode adotar no seu dia a dia para reduzir sua produção de lixo. Vamos lá:

6. Elimine e/ou reutilize os descartáveis

Apesar de parecer óbvio, há várias pequenas coisas que você ainda pode cortar. Canudos, por exemplo. Você precisa mesmo chupar seu refrigerante, suco ou água por um canudinho plástico? Além disso, não é porque algo é descartável que precisa, obrigatoriamente, ser descartado. A colher que você usou para a salada de frutas no escritório, por exemplo, você pode guardar para usar na salada de amanhã (a menos que você a tenha mastigado junto com a maçã). Ah! E ainda tem aquele truque maroto de levar uma caneca para água, sucos e chás e uma xícara para o cafezinho no escritório, né?

5. Prefira produtos a granel

Para quem mora nas cidades grandes deste Brasil, às vezes, é difícil encontrar produtos a granel para comprar. Mas podemos evitar produzir lixo em algumas coisas bem cosmopolitas. Por exemplo: esqueça os pacotes de biscoito embalados em porções pequenas para levar para escritório/trabalho/escola. Você podem muito bem comprar o pacote grande e colocar a quantidade necessária de biscoitos em um potinho de plástico ou de vidro para levar. Invista em uma garrafa térmica e leve chás gelados, sucos e até refrigerante em porções menores sem ficar comprando várias garrafinhas/caixinhas (sim, como nos tempos de merendeira). O açúcar que você consome também não precisa ser embalado em saquinhos com 6 gramas cada. Nem os palitos de dentes precisam vir empacotados um a um. Para quem quer ir mais a fundo nessa, nas feiras livres ainda há vendedores que têm aqueles pacotões enormes de farinha, biscoitos, arroz, feijão roxinho e vários outros produtos que podem ser comprados no peso. E, como estamos falando em diminuir a produção de lixo, leve seus próprios potes para guardar os produtos (bom que já chega em casa guardado).

4. Reaproveite embalagens

Sabe aquela bandeja de isopor inútil que o sacolão coloca para embalar alguns vegetais? Encontramos utilidade! Elas podem ser usadas no fundo de vasos de plantas, no lugar da argila expandida e começar aquela hortinha de temperos. Em vez de enrolar as coisas em papel filme ou alumínio antes de colocar na geladeira, coloque em potes com tampa. Você pode aproveitar os potes de sorvete, margarina, manteiga, requeijão, ou os de vidro. As latas podem virar vasinhos de plantas e, em blogs de decoração, como este e este, você ainda acha outras ideias para aproveitá-las.

3. Conserte coisas

O liquidificador quebrou? Mande consertar. Às vezes, o conserto sai quase o preço de um novo, está certo. Mesmo assim, mandando consertar algo você irá evitar gerar mais lixo (e vai economizar um troco, porque “quase” não é igual).

2. Compre em brechós e topa-tudos

Marcas não são nada além de um sinal claro para o mundo de que você é um boboca tem dinheiro. Sei lá você, mas eu prefiro ser uma pessoa legal de verdade do que ser alguém que é visto por todo mundo como cifrões com pernas. Já comprei muitas coisas de que estava precisando em brechós e vou continuar comprando. Além de pagar muito mais barato do que na loja, você evita os impactos ambientais da produção de mais um bem material. Nos topa-tudos, você pode encontrar ótimos móveis e eletrodomésticos que só precisam de um tapa no visual. Além de pagar pouco e evitar lixo, você ainda terá uma peça que é só sua, ninguém vai ter igual.

1. Faça mais coisas em casa

Você não precisa comprar bolo pronto no supermercado. Na internet, há milhares de receitas de tudo que é tipo de bolo deste mundo, e a maioria não leva mais do que 40 minutos para ficar pronto. Iogurte também é super fácil de fazer em casa. Dá pra fazer até leite, de coco, de castanhas e de uma variedade de outras coisas, e você não vai gastar mais do que 20 minutos. Se quiser entrar de cabeça nessa, dá até para fazer cosméticos, como desodorantes, cremes hidratantes, pasta de dentes e vários outros produtos (só verifique antes se você não é alérgico a nenhum dos componentes da fórmula, ok?). De brinde, você ainda economiza quantidades imensas de conservantes, parabenos e outras substâncias químicas na sua vida.

Bônus

Se você ficou entusiasmado com essas maneiras de “economizar” lixo e quer ir mais fundo nessa história, também dá pra transformar o lixo orgânico. Para isso, você só vai precisar de umas caixas de plástico, minhocas e o seu lixo. Tudo isso irá virar uma composteira, que vai transformar cascas de legumes, frutas e ovos em adubo. Veja aqui como fazer a mágica.

E aí, o que você está fazendo para reduzir sua produção de lixo e ser uma pessoa melhor para o mundo?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s