Assine SUPER por R$2,00/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural
Continua após publicidade

TdF Conferiu – 6 coisas que aprendemos na Expo Disney 2015

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 1 jun 2015, 19h06

Allan

expodisney9

A 9ª edição da Expo Disney, que ocorreu nos dias 27 e 28 de maio em São Paulo, teve como objetivo mostrar o que será divulgado pela marca no mercado brasileiro. Em um espaço de 6 mil m², foram distribuídos 136 estandes de diversas marcas. Também foram realizadas algumas palestras no auditório Disney Pixar para um público estimado de 10 mil visitantes. Aqui estão algumas coisas que aprendi na minha visita por lá:

1) Grandes estreias vêm por aí

Os próximos dois anos trarão grandes estreias e algumas sequências. Foi anunciada a produção de Toy Story 4 (2017) e de Carros 3 (ainda sem data prevista para lançamento) por parte da Pixar, enquanto a Walt Disney Animation lançará em março de 2016 o longa Zootopia, que contará a história de mamíferos vivendo numa metrópole. Para esse último longa, havia um espaço para fotos com parte do cenário da cidade, mostrando um pouco dos bairros Sahara Square e Tundratown.

Houve também palestras sobre franquias das produtoras filiadas Marvel e Lucasfilm. Eis aqui a timeline divulgada para os principais lançamentos de 2016:

expodisney1

Continua após a publicidade

A Marvel divulgou há algum tempo uma timeline similar. No ano que vem, poderemos conferir o que será a terceira fase de seu universo cinematográfico (UCM). Em relação à Lucasfilm, serão produzidos os filmes da nova trilogia de Star Wars e alguns spinoffs com personagens da saga.

2) Eles sabem organizar um evento

expodisney8

No geral, comidas, brinquedos, action figures para colecionadores, bicicletas e pelúcias decoravam os mais de 100 estandes voltados a publicitários e parceiros comerciais. A entrada era a loja Mundo Mágico Disney, que, pelo lado de dentro do pavilhão, era o Castelo das Princesas, onde centenas de produtos e alguns itens exclusivos (como pelúcias do recente lançamento Divertida Mente) eram comercializados.

Do lado de dentro, a divisão de expositores foi feita por empresas de brinquedos, alimentos, calçados/vestuário, publicações e papelaria. O auditório Disney Pixar foi onde grande parte da magia aconteceu. O local era decorado com imagens de Divertida Mente nas laterais e a “mesa de comando” do filme no centro, logo abaixo do palco. Por fora, a icônica luminária e a bola da Pixar famosa por sua aparição nos filmes do estúdio (quase superando as aparições do carro do Pizza Planet!) em tamanho real davam destaque ao maior espaço do evento.

Sempre lotado, o Café Star Wars foi decorado com dezenas de televisores em que eram expostos conteúdos dos canais da rede Disney. Algumas áreas eram interativas: você podia tirar fotos no estande da ESPN, jogar o game Fantasia: Music Evolved no Kinect e o último Disney Infinity e também ser fotografado dentro das caixas de brinquedos em tamanho real. Próximo ao café, um Relâmpago McQueen da franquia Carros chamava atenção em sua escala 1:1, além da seção Marvel estilizada para lembrar a esquina da Times Square de Nova York, em que eram expostos os heróis Capitão América, Hulk, Homem de Ferro e Homem Aranha em tamanho real.

Continua após a publicidade

A Iron Studios divulgou seus lançamentos de action figures para esse ano por lá, em sua maioria relacionados à segunda fase da Marvel – com Homem-Formiga, Guardiões da Galáxia e Vingadores: A Era de Ultron.

3) A franquia Star Wars vai receber muita atenção

expodisney7

Particularmente, o melhor conteúdo do evento foi a abundância de produtos de Star Wars. O novo filme, que tem lançamento previsto em território nacional para dia 17 de dezembro, foi muito bem representado pelas diversas marcas: havia desde carrinhos, mochilas, tênis e chinelos a balões, fantasias e diversos brinquedos.

A exposição dos 25 capacetes estilizados dos stormtroopers, que passou por shoppings de todo Brasil no Star Wars Day, estava presente, e os convidados ainda puderam conferir de perto o novíssimo capacete da futura trilogia.

Durante uma palestra no segundo dia, exclusiva sobre a franquia, foi anunciado que a Disney estará presente na edição desse ano da CCXP (Comic Con Experience) com um painel sobre O Despertar da Força. Haverá o lançamento do jogo Disney Infinity 3 no dia 23 de agosto, que contará com packs de três playsets, um para os episódios I-III, um para os episódios IV-VI e outro só com o sétimo filme.

Continua após a publicidade

Ainda da saga, havia a divulgação da série Star Wars Rebels, que estreará em setembro no canal Disney XD sua segunda temporada. O trailer da série foi veiculado em abril e, segundo eles, Darth Vader, que já foi apresentado por lá, fará uma participação maior. Fica a dica para os fãs!

4) 2015 terá um monte de eventos Disney

expodisney4

A empresa também focou na divulgação de eventos para 2015. Haverá shows do Disney On Ice e da Violetta no mês de junho, Star Wars Run no dia 28 de novembro e a segunda edição do Princess Magical Run em 2016, além do espetáculo Disney Live em diversas datas e locais por todo o país.

Shoppings deverão receber exibições especiais de Carros, Toy Story e Monstros S.A. no Natal. Uma vasta linha de produtos para festas de aniversário foi promovida, indo de Alice aos Vingadores. Como era de se esperar, as irmãs Elsa e Anna praticamente dominaram em quesito de promoção por lá. Mas não é à toa, já que, somente em 2015, mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas pelos eventos de Frozen em shoppings de todo Brasil. Inclusive o clima “azul frio” predominava logo na entrada do evento e havia um pôster gigante da Elsa do lado de fora do centro de convenções.

5) A Disney quer mostrar seus canais

expodisney3

Continua após a publicidade

Um grande foco da empresa foi a divulgação de seus meios midiáticos, tanto na TV quanto no rádio. Tiveram presença no evento os canais Disney XD, Disney Channel, o Disney Jr. e a ESPN, que, por sinal, faz parte do grupo Disney (você sabia?). O canal de esportes fez gravações ao vivo em seu estande e organizou sessões de fotos com os ex-jogadores Raí, Zé Elias e Alex, além dos comentaristas e narradores conhecidos da emissora.

Foram expostas as vestimentas usadas em  Descendentes, novo longa-metragem do Disney Channel que vai ao ar em agosto. Os conflitos são gerados a partir dos filhos de Cruella De Vil, Malévola, a Rainha Má de Branca de Neve e de Jafar, que têm de decidir se seguirão os passos dos pais ou se mudarão de lado. O quarteto de atores principais já é conhecido: Booboo Stewart (Jayden) fez Apache no último filme dos X-Men, Dove Cameron (Mal) atuou na sitcom Liv e Maddie, Sofia Carson (Evie) fez a série do Disney Channel Austin & Ally e Cameron Boyce (Carlos) foi inclusive premiado por seu papel na comédia Gente Grande como Melhor Ator Secundário pela Disney Awards.

Durante todo o evento no café principal, a rádio Disney tocava os sucessos atuais e um carro fazia algumas gravações de mensagens que iriam posteriormente ao ar. Outra informação divulgada foi a da nova série dos Guardiões da Galáxia no Disney XD, que estreia ainda este ano.

6) Mickey vai ganhar um seriado novo

Apesar de adquirir recentemente as duas grandes marcas Marvel e Lucasfilms, a Disney equilibrou essas atrações com seus personagens clássicos. Em horários marcados, houve o Meet and Greet com Mickey, Minnie, Pateta, Donald e Pluto em suas fantasias tradicionais. Havia ainda um espaço que lembrava uma livraria decorado com pôsteres das primeiras ilustrações de Walt Disney.

Falando em Mickey, o camundongo deve ganhar uma nova série em 2017, Mickey and the Roadster Racers. De quebra, eis um dado incrível apresentado no evento: “é possível dar a volta ao mundo com a quantidade de produtos do Mickey comercializados no Brasil em um ano”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.