Facebook melhora suas amizades da vida real
Conforme as redes sociais vão crescendo e ganhando mais e mais usuários – só o Facebook está próximo de chegar aos 700 milhões, o que equivale a, uau, cerca de 10% da população mundial -, cresce também aquela pregação sobre como elas criam um distanciamento entre as pessoas e enfraquecem as relações.
Parece que não é bem assim. Uma pesquisa do Pew Research Center, nos EUA, que entrevistou mais de duas mil pessoas, constatou que quem usa o Facebook tem laços mais fortes com os amigos da vida real do que os que não têm perfil por lá.
Segundo os pesquisadores, a maioria dos americanos têm, em média, apenas dois amigos que podem ser considerados próximos de verdade, parceiros mesmo, brothers para o que der e vier. Mas os usuários do Facebook têm 9% mais relacionamentos do tipo.
O sentimento de “suporte social” – o quanto você acha que pode contar com as pessoas do seu círculo – dos conectados também foi maior: numa escala de 0 a 100, 75 para os não-usuários, 80 para os usuários da rede. Para completar, os pesquisadores perguntaram aos voluntários sobre o quanto eles tendiam a confiar nas pessoas. E viram que o pessoal do Facebook é três vezes mais propenso a botar fé nos outros do que os sem perfil.
E aí, curtiu? Compartilha.
Leia também:
Quem usa Twitter se masturba mais
Facebook sabe quando você vai terminar o namoro
Amigos virtuais são (quase) tão importantes quanto a família