Quando seu chefe despejar grosseria e mau humor, devolva na mesma moeda. Nada de engolir sapo e levar desaforo para casa, caro leitor. Isso não vai te levar a lugar nenhum. Ou vai: a uma vida infeliz e ao fracasso profissional.
Foi o que demonstrou uma pesquisa com mais de 500 pessoas. Todas elas avaliaram seus chefes como grossos ou não. Quem era mal tratado e não fazia nada odiava o trabalho e se estressava. Com os vingativos acontecia o contrário. Como devolviam a hostilidade, não se viam como vítimas. E ainda recebiam mais promoções por serem admirados pelos chefes.
“Há uma norma de reciprocidade em nossa sociedade. Nós temos respeito por quem bate de volta, quem não apenas senta e aceita o abuso. Ter o respeito dos colegas de trabalho pode ajudar os funcionários a se sentirem mais comprometidos com a empresa e mais felizes com o trabalho”, explica Bennett Tepper, um dos autores da pesquisa.
Bem, mas a verdade é que nem todo chefe vai aceitar uma resposta ríspida. Se seu chefe achar que o melhor caminho é a grosseria – sempre e sempre – melhor mesmo é partir para outro emprego.
Créditos da ilustração: Caio Gomez