Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Criador dos newsgames diz que gamification é besteira.

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 10 ago 2011, 13h55
Ian Bogost: em defesa dos “true” gamers.



A provocação da semana saiu direto dos teclados de Ian Bogost – filósofo, pesquisador e desenvolvedor de jogos que já foi bastante citado neste blog por ser pioneiro na criação de newsgames. Agora, em artigo para o seu Bogost.com, republicado em diversos sites, ele afirma que a palavra da moda, nossa querida Gamification, não passa de “bullshit” de publicitários. (E, para ele, bullshit não é qualquer “besteira” não, Bogost passa grande parte do post explicando o significado da palavrafilosoficamente”.)

Segundo Bogost, Gamification – tendência de transformar tarefas cotidianas em jogos – é apenas uma forma das agências transformarem um movimento genuíno em hype. Reclamações bem parecidas já foram ouvidas, através dos anos, saindo da boca de ecologistas, hippies e punks, quando sua “atitude” foi transformada em moda.

Dá pra ler o artigo polêmico de Bogost na íntegra aqui.

+Atualização (10/08/2011, 13:07): O Brainstorm 9 acabou de publicar uma tradução do post do Bogost aqui.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.