Adianta lavar a mão no banheiro se a torneira está suja?
Grande mestre da sabedoria, essa aqui vai deixar você com a pulga atrás da orelha. Responda por que diabos nos fazem acreditar que estamos sendo higiênicos ao lavar as mãos após utilizar o banheiro, sendo que vamos fechar a torneira com a mesma mão que estava suja ao abri-la? Quero ver responder essa! Um abraço! Geovan […]
Grande mestre da sabedoria, essa aqui vai deixar você com a pulga atrás da orelha. Responda por que diabos nos fazem acreditar que estamos sendo higiênicos ao lavar as mãos após utilizar o banheiro, sendo que vamos fechar a torneira com a mesma mão que estava suja ao abri-la? Quero ver responder essa!
Um abraço!
Geovan Ricardo Wahlbrink, Campina Grande, PB
A SOLUÇÃO É LAVAR TUDO
Boa essa, Djóvěn (olha como é fácil transformar qualquer nome em tcheco). Ocorre que lavar as mãos – mesmo tocando na torneira suja depois – é higiênico sim, senhor. Reduz as chances de você se contaminar com micro-organismos que podem causar desde diarreias, vômitos, infecções e intoxicação. Gostoso, né?
Além disso, é muito melhor assim do que não lavar as mãos nunca, cara pálida. Mas você tem razão de que não é um método 100% eficaz contra germes. Segundo meu fiel discípulo e divulgador de conhecimento Roberto Figueiredo, o biomédico conhecido como Dr. Bactéria, o processo de lavar as mãos deveria, também, incluir a lavagem das torneiras.
Na verdade, o ideal seria usar aquelas torneiras que são abertas sem precisar do toque, as de célula fotoelétrica. Mas, como não moramos em shoppings, é difícil ter acesso a uma dessas toda vez que usamos o banheiro. Nesse caso, a solução é mesmo lavar as torneiras. “Podemos aproveitar o sabonete utilizado e fazer uma lavagem também das torneiras e enxaguá-las depois, evitando assim uma recontaminação”, recomenda.
Outra opção, deveras fresca, é fechar a torneira com papel descartável, usado para secar as mãos. Quem o faz costuma também usar papelzinho para abrir a porta do banheiro, já que a maçaneta pode sofrer do mesmo problema que a torneira se levarmos em conta os vários porcalhões ao nosso redor que preferem esquecer de lavar as mãos.
Agora, você já lavou a torneira da sua casa? E a de um lugar público então? Eis uma campanha útil para se lançar.
#somostodoslagreca
“Foi Dete Métal”
entendedores entenderão. mas não entendedores entenderão aqui.