Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Quantos espermatozoides um homem produz na vida toda?

Que volume de sêmen (com quantidade normal de espermatozoides) um homem saudável e fértil é capaz de produzir durante toda a sua vida e quantos óvulos esse volume é capaz de fertilizar? Estou impressionado com a façanha do holandês Ed Houben de já ter gerado mais de 100 filhos. Luis do Nascimento, Porrópolis, Gozolândia Pô, […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 22 jan 2015, 12h21

Que volume de sêmen (com quantidade normal de espermatozoides) um homem saudável e fértil é capaz de produzir durante toda a sua vida e quantos óvulos esse volume é capaz de fertilizar? Estou impressionado com a façanha do holandês Ed Houben de já ter gerado mais de 100 filhos.
Luis do Nascimento, Porrópolis, Gozolândia

ze-gotinha

Pô, Zé Gotinha virou rapper!?

 

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez. O número de filhos depende, portanto, do número de mulheres com as quais o homem vai se relacionar. E idade não é problema. “O homem pode ser fértil a vida toda. Se ele viver até 90 anos, por exemplo, ele ainda pode engravidar alguém”, afirma o chefe do departamento de reprodução humana da Sociedade Brasileira de Urologia, Reginaldo Martello.

Continua após a publicidade

Agora, para contar o número de espermatozoides lançados ao longo da vida, seria preciso pedir a ajuda de um computador superavançado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o normal é que cada ejaculação tenha de 1,5 a 5 ml de sêmen. E, para ser considerado fértil, esse sêmen deve conter, no mínimo, 15 milhões de espermatozoides por ml, podendo chegar a 300 milhões. Assim, em apenas um ato sexual, pode haver 1,5 bilhão de espermatozoides. Tendo em vista que um homem pode ejacular mais de uma vez por dia e que é possível ter atos sexuais até morrer, a soma é estratosférica.

É claro que, desse exército, apenas um sai sobrevivente – à exceção do caso dos gêmeos, em que mais de um espermatozoide fecunda um óvulo. Mas Martello chama a atenção para o fato de que não é apenas a concentração de células sexuais masculinas que influencia a fertilidade. A habilidade de se movimentar das células também é importante. Portanto, mais de 35% dos espermatozoides devem ser considerados rápidos ou progressivos para que consigam chegar no tão esperado óvulo. Além disso, a morfologia também é peça-chave. Ao menos 25% das células precisam ter cabeça oval com perfurador, peça intermediária (espécie de pescoço) e cauda (que faz ele se movimentar). Todos esses valores diminuem imediatamente após a ejaculação e só voltam ao normal de três a cinco dias após o ato. Haja fôlego!

E de nada adianta esse exército de espermatozoides sem um óvulo, que uma vez ao mês sai do útero e vai até a trompa, onde ocorre a fecundação. No período fértil, que ocorre uma vez por mês, as chances de uma mulher engravidar são de 30%.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.