Entenda as principais mudanças no Facebook
A edição deste ano da f8, conferência anual do Facebook com desenvolvedores e empreendedores realizada em São Francisco, prometia uma revolução na forma como usamos as redes sociais. Muita gente estava descontente com as recentes mudanças na plataforma de Zuckerberg: feed novo e listas automáticas causaram muitas reclamações Twitter afora. Mas as novidades que vieram hoje vão muito além disso. As duas principais são:
Isso quer dizer suas melhores histórias ficarão para sempre em evidência e não vão sumir à medida que você postar coisas novas. O seu perfil vai ganhar uma linha do tempo que dividirá e resgatará os acontecimentos por ano.
Visualmente, a página ficará muito mais bonita também – e totalmente customizável de infinitas maneiras. Vai ser possível colocar a imagem que você quiser no topo. Embaixo, virão seus posts, fotos e eventos à medida em que forem postados. Vai dar para escolher quais terão mais destaque, ficando com o dobro do tamanho, e esconder outras.
Você também terá um registro privado de suas atividades, onde achará tudo o que fez e compartilhou desde que começou a usar o Facebook. Mexendo ali, poderá selecionar o que irá para sua página inicial.
Aplicativos em Open Graphic
A maior revolução de todas, porém, são os gráficos em Open Graphic, considerados por Bret Taylor, CTO do Facebook, “a mudança mais significativa que já fizemos na rede social desde que a lançamos, em 2007”. Segundo ele, esses aplicativos em OG é que permitirão a cada pessoa montar um layout para o seu perfil da maneira mais personalizada possível.
Se você já curtia compartilhar tudo o que fazia só pelas publicações simple no mural que os aplicativos para iPhone ou Android permitiam (como Instagram, Foodpotting etc.), vai pirar com esse novo formato. Aqui, a experiência é amplamente potencializada. “Por que dar um ‘curtir’ em um filme se você pode mostrar que está assistindo a ele?”, perguntou Mark Zuckerberg na conferência. “Nós estamos adicionando outros verbos. Em vez de apenas curtir, você vai poder assistir, ouvir, ler, cozinhar, correr. Ainda mais considerando que você só dá o ‘like’ uma vez, mas pode assistir ao mesmo filme várias vezes na vida real”. O mesmo vale para músicas, livros e qualquer outra coisa.
O legal é que, além de expressar muito mais publicamente (e de um jeito bem mais legal) seus gostos e atividades, você ainda poderá conhecer melhor os seus amigos, já que eles farão o mesmo. Segundo Zuckerberg, esses apps permitirão que você conecte tudo e todos a qualquer coisa. Vai ser possível, por exemplo, mostrar os artigos que você está lendo no momento – e, clicando no aplicativo da publicação, seus amigos também poderão lê-lo sem sair do Facebook. Dará para mostrar o que está assistindo com o Netflix, o que está ouvindo com o Spotify, quanto e por onde está correndo com o Nike+ e até o que está cozinhando com o Foodspotting – compartilhando, inclusive, receitas. Aplicativos de moda permitirão mostrar também o que você está vestindo. A experiência com jogos sociais também será potencializada e você terá acesso a outros jogos para brincar com os amigos de uma forma mais interativa.
Mas é importante notar que essas publicações vão aparecer no novo Ticker do Facebook, uma outra barra de atualizações que mostra todas as atividades visíveis dos seus amigos, páginas que você curte e pessoas que você assina em tempo real. Ou seja, seu feed principal de notícias não vai ser inundado por publicações constantes desses aplicativos.
Agora é a sua vez de falar: o que achou disso tudo?