GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

11 casos de savants, os gênios que a ciência não explica

Conheça a nossa "superliga dos savants": 11 pessoas capazes de realizar feitos inacreditáveis com o cérebro

ILUSTRAS Iuri Araújo e Guilherme Araújo

 

Gente que desenvolve incríveis habilidades após algum acidente ou uma desordem neurológica. Parece coisa de HQ? Que nada: eles existem na vida real, são chamados de savants e fascinam a ciência. Por um lado, possuem dons muito acima da média em áreas como matemática ou música. Por outro, têm dificuldades incapacitantes em atividades simples, como se relacionar com outras pessoas.

O primeiro cientista a diagnosticar o savantismo foi J. Langdon Down, cujo sobrenome batizou a síndrome de Down. Ele chamava os portadores de “idiot savant” (“idiota prodígio”, em francês), mas a expressão se tornou politicamente incorreta.

1) O HOMEM-BIBLIOTECA

Savant Kim Peek (1951-2009)

País EUA

Nasceu com deficiência mental e seus testes de QI sempre foram abaixo da média. Ações simples, como abotoar uma camiseta, eram praticamente impossíveis para ele. Por outro lado, Peek leu mais de 12 mil livros – e conseguia se lembrar de cada palavra em todos eles.Peek inspirou o filme Rain Man (1988), que deu o Oscar de melhor ator a Dustin Hoffman.

2) MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Savant Stephen Wiltshire (1974-)

País Inglaterra

Nascido com autismo, esse inglês é capaz de desenhar, de memória, paisagens complexas que viu uma única vez. Ele foi condecorado como Membro da Ordem do Império Inglês por seu trabalho e conseguiu uma exposição permanente na Royal Opera Arcade, em Londres. Clique aqui e veja Stephen usar seu dom para desenhar Tóquio

3) JUKEBOX MAN

Savant Leslie Lemke (1952-)

País EUA

Deficiências de nascença fizeram com que médicos tivessem de remover os olhos de Lemke, e por isso ele foi abandonado pela mãe. Adotado por uma enfermeira, demonstrou aos 16 anos que era capaz de tocar com perfeição qualquer música após ouvi-la uma única vez.

4) A MULHER-MORCEGO

Savant Ellen Boudreaux (1957-)

País EUA

Cega e autista, Ellen tem a mesma capacidade musical de Leslie Lemke. Ela também consegue dizer com precisão que horas são, sem checar o relógio. E é capaz de se mover sem bater em objetos, usando um barulho que faz com a boca, como a ecolocalização dos morcegos.

Veja também
  • query_builder
  • query_builder
super genios 3

5) A ZOOGÊNIA

Savant Temple Grandin (1947-)

País EUA

Essa autista superou as barreiras de seu transtorno e conseguiu um bacharelado em psicologia, um mestrado em zoologia e um Ph.D na mesma área. Suas inovações melhoraram o tratamento de animais em fazendas e abatedouros.Quando jovem, Temple criou uma máquina de abraço que a acalmava em situações mais estressantes.

6) A SUPERARTISTA

Savant Henriett Seth F. (1980-)

País Hungria

Autista, Henriett possui habilidades excepcionais em literatura, pintura e música. Embora tenha ganhado diversos prêmios por suas obras, nenhuma dessas áreas a prendeu por muito tempo: ela desistiu da música aos 13 anos, da escrita criativa aos 25 e da pintura aos 27.

7) SENHOR 3D

Savant Alonzo Clemons (data de nascimento não revelada)

País EUA

Quando tinha 2 anos, Clemons caiu de cabeça no chão e sofreu danos cerebrais. O acidente mudou sua vida: ele não consegue realizar atividades mecânicas simples, mas tornou-se capaz de esculpir com perfeição qualquer objeto ou animal após vê-lo uma única vez. Confira o em ação em bit.ly/Senhor3D

8) CAPITÃO PI

Savant Daniel Tammet (1979-)

País EUA

Você conhece o número pi apenas como 3,14. Mas esse autista consegue recitar mais de 22 mil algarismos após essa vírgula! Ele sofre de sinestesia, condição que o faz “sentir” cada número até 10.000 com forma, textura e cores únicas. E ainda é poliglota: aprendeu islandês em uma semana e fala outros dez idiomas.

9) CALCULADORA HUMANA

Savant Jedediah Buxton (1707-1772)

País Inglaterra

Foi um dos primeiros e mais conhecidos casos de savantismo. Conseguia fazer cálculos com números de até 39 dígitos e mediu com precisão a extensão da vila em que vivia apenas andando por ela. Ficou tão famoso que recebeu o apelido de “Calculadora Humana”.

10) O REI DA MATEMÁTICA

Savant John Nash (1928-2015)

País EUA

Sofre de esquizofrenia, mas a doença não o impediu de ter uma carreira excepcional. Estudou teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais, trabalha para a Universidade de Princeton e inspirou o filme Uma Mente Brilhante, de 2001.

11) NUMBER VISION

Savant Jason Padgett (1972- )

País EUA

Durante um assalto, Jason recebeu vários chutes na cabeça. Não só sobreviveu como adquiriu a habilidade de enxergar matemática em tudo. “Cada curva, árvore ou espiral é parte de uma equação”, diz. Veja-o criar fractais e diagramas complexos clicando aqui.

CONSULTORIA Darrin M. McMahon, professor, historiador e autor

FONTES Livros Divine Fury: A History of Genius, de Darrin M. McMahon, e Old Masters and Young Geniuses: The Two Life Cycles of Artistic Creativity, de Galenson, e sites Telegraph, Mental Floss, Cérebro & Mente, Focus: Science and Technology, How Stuff Works, Neatorama, Philosophical Transactions of The Royal Society, Enciclopedia Britannica, Wisconsin Medical Society, Alonzo Clemons, Popular Science, Academy of Achivement e Brain Pickings