Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

3 notícias sobre: coisas estranhas na atmosfera

Estudos detectam novos elementos nela – e uma camada se contrai.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 ago 2021, 07h55

Microplásticos ficam flutuando no ar
Cientistas dos EUA encontraram fragmentos de 0,3 a 70 micrômetros, invisíveis a olho nu, em amostras de ar coletadas em vários Estados do país (1). A maior parte deles (84%) vem de automóveis, e foi detectada perto de ruas e estradas. Os possíveis efeitos à saúde da inalação de microplásticos ainda não foram determinados.

Análise encontra metal a 150 km de altura
Duas vezes por dia, ao amanhecer e ao anoitecer, uma camada de sódio se forma na termosfera (a quarta camada da atmosfera) da cidade de Boulder (EUA), e depois desaparece. Acredita-se que o metal, detectado por cientistas da Universidade do Colorado, tenha se originado da queda de algum meteoro. (2)

Mesosfera está ficando mais fina
Essa camada, que fica entre 50 e 80 km de altitude, tem sido afetada pelo aquecimento global – e está perdendo 150 a 200 metros de espessura a cada década (3). Isso acontece porque ela está esfriando. Ao alcançar a alta atmosfera, o CO2 tem um efeito curioso: ele favorece a dissipação do calor (não seu acúmulo, como na troposfera).

 

Fontes (1) Constraining the atmospheric limb of the plastic cycle. J Brahney e outros, 2021. (2) Mid-Latitude Thermosphere-Ionosphere Na (TINa) Layers Observed With High-Sensitivity Na Doppler Lidar Over Boulder. X Chu e outros, 2021. (3) Trends in the polar summer mesosphere temperature and pressure altitude from satellite observations. S Bailey e outros, 2021.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.