3 notícias sobre: macacos de laboratório
Eles estão em falta – e no centro de polêmicas.
Decisão da China gera escassez de cobaias
O país, que era o maior fornecedor de macacos para o resto do mundo, resolveu proibir sua exportação – o que está dificultando a vida dos cientistas. O preço de cada animal mais do que dobrou, chegando a US$ 11 mil. E, em alguns casos, pesquisadores estão sendo obrigados a adiar testes de remédios e vacinas. Os EUA anunciaram um pacote de medidas para aumentar a produção de cobaias.
Cientista de Harvard é acusada de crueldade
Mais de 250 pesquisadores dos EUA assinaram uma carta acusando a neurologista Margaret Livingstone de submeter macacos a situações terríveis, como separar filhotes das mães, impedir que vejam rostos e até costurar seus olhos (para estudar os mecanismos envolvidos na formação de imagens no cérebro). Livingstone disse que empregou essas técnicas pela última vez em 2016, e não vai mais usá-las.
Testes da Neuralink vão parar na Justiça
Um grupo de médicos processou a Universidade da Califórnia e conseguiu obrigá-la a liberar registros das experiências feitas a pedido da empresa de Elon Musk – que está desenvolvendo um chip de interface cerebral. Os documentos, com 600 páginas, revelam casos de infecção, convulsões e paralisia em macacos após o implante. Também há 186 fotos, que a universidade ainda tenta manter sob sigilo.