4 perfis no Instagram sobre mulheres na ciência para seguir já
Conheça o trabalho de pesquisadoras do Brasil e do mundo no seu próprio feed.
Por Luiza Monteiro
31 Maio 2019, 18h51
Quando você ouve a palavra “cientista”, o que vem à sua mente? Arriscamos dizer que é um homem, provavelmente branco, com jaleco, óculos e algum equipamento de laboratório.
Dá para entender por quê. Um estudo divulgado em agosto de 2018 aponta que apenas 14% dos membros da Academia Brasileira de Ciências são mulheres. No resto do mundo, a realidade não é tão diferente: menos de 30% dos pesquisadores de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, na sigla em inglês) ao redor do globo são do sexo feminino, segundo a Unesco.
Bom, apesar de ainda serem minoria, as mulheres cientistas precisam ser reconhecidas. Por isso, selecionamos alguns perfis no Instagram que divulgam o trabalho de estudiosas brasileiras e gringas.
A post shared by Nina Chhita (@nina.draws.scientists) on
“Ilustradora de cientistas incríveis (que por coincidência são mulheres)”, essa é a bio da artista Nina. Na página, ela posta ilustrações digitais de astronautas, engenheiras, cientistas da computação e estudiosas e outras áreas de vários países. É um desenho mais lindo que o outro!
A post shared by Nina Chhita (@nina.draws.scientists) on
Continua após a publicidade
“Meu trabalho celebra tanto cientistas do presente quanto do passado e suas conquistas. Quero destacar a diversidade de pessoas e carreiras na ciência”, diz Nina em seu site. “Uma coisa que aprendi é que não existem duas cientistas iguais, porém elas estão todas unidas pela curiosidade implacável pelo mundo”, relata.
Com quase 50 mil seguidores, esse IG posta a cada dia uma cientista diferente. As legendas são todas em dois idiomas: inglês e a língua materna da profissional apresentada. E elas são de várias áreas: geologia, medicina, neurociência, biologia e inclusive de ciências humanas – sociologia e antropologia, por exemplo. Bem girl power!
Esse é made in Brazil. O perfil divulga principalmente o trabalho de mulheres cientistas brasileiras. As postagens são todas em português e em inglês, e a ideia é mostrar o que essas pesquisadoras estão investigando em laboratórios de todo o país. Vale o follow.
Esse IG reúne estudantes – a maioria mulheres – das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (que, em inglês, formam a sigla STEM). A ideia é ser uma rede de apoio e divulgar o trabalho de pesquisadores em diversos níveis da carreira.
Muitas das minas estão no processo de se tornar PhDs e, no Instagram, compartilham suas rotinas e seus achados científicos – a cada semana, uma delas “domina” a página e mostra seu dia a dia. Vale a pena acompanhar.
Embora o Insta da SUPER não seja só sobre mulheres na ciência, toda semana temos um post sobre uma mulher cientista. Contamos a história e as descobertas de pesquisadoras importantes da história – e que, não raro, pouca gente conhece. Segue a gente (e a hashtag #MulherCientista) por lá!
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.