“A Corrente do Golfo se inverteu e irá agravar o aquecimento global.” Não é bem assim…
Essa notícia espalhou preocupação pela internet. Mas, na verdade, o estudo na qual ela se baseia não mostra isso. Entenda por quê.
O que a notícia dizia:
Essa corrente marítima (que se forma no Golfo do México e atravessa o Atlântico) inverteu sua direção. Com isso, ela irá levar águas mais quentes para o sul do planeta, acelerando o derretimento de geleiras – o que poderá dobrar a quantidade de CO2 na atmosfera, piorando muito o aquecimento global. É o que afirma um estudo publicado por cientistas espanhóis, que analisaram imagens de satélite.
Qual é a verdade:
O trabalho (1) não diz que a Corrente do Golfo se inverteu, nem que isso poderá dobrar o CO2 atmosférico. Essas alegações, que não têm qualquer comprovação, constavam de um press release publicado no site do Institut de Ciències del Mar, a instituição que fez o estudo. Após o escarcéu provocado pelo caso, o release foi editado – e as afirmações catastrofistas foram removidas.
Fonte (1) “Rising surface salinity and declining sea ice: A new Southern Ocean state revealed by satellites”, A Silvano e outros, 2025.
O que é o teorema do macaco infinito?
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Pesquisadores encontram primeiro “fóssil de raio” na Amazônia
Já imaginou uma cidade sem o SUS?
Site mostra a origem do seu sobrenome e diz onde ele é popular







