GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A face sinistra dos músicos

Estudo de psicólogos americanos revela que a maioria dos compositores clássicos, como Bach, Mozart, Beethoven, tem o que os cientistas chamam a face sinistra, ou seja, o lado esquerdo do rosto possui músculos mais fortes, covinhas mais acentuadas e expressão mais marcante.

Um estudo de psicólogos americanos revela que a maioria dos compositores clássicos, como Bach, Mozart, Beethoven, tem o que os cientistas chamam a face sinistra. Ou seja, em relação ao lado direito do rosto, o lado esquerdo possui músculos mais fortes, covinhas mais acentuadas, expressão mais marcante, sobrancelha ligeiramente mais elevada. Sabe-se que, assim como existem destros e canhotos, também na face há um lado dominante, comandado pelo hemisfério oposto do cérebro: pessoas cuja face se expressa melhor à esquerda, por exemplo, devem ter o hemisfério direito do cérebro mais desenvolvido.

Ora, como nesse lado do cérebro ficam as áreas responsáveis, entre outras coisas, pela aptidão musical, os pesquisadores supõem que os portadores de face sinistra talvez venham a ser melhores músicos. O tipo de face pode ser percebido antes do nascimento em exames como o de ultra-som. Por via das dúvidas, convém não apostar todas as fichas nessa teoria. Como adverte o neurologista paulista Amílcar Rafael Barbosa, “não está provado que dominar melhor um lado do corpo determine talento para algo”.