PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A lição de Einstein

História da professora Mary Budd Rowe, que conta uma experiência divertida e instrutiva que teve com o físico Albert Einstein quando era estudante.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 31 out 1992, 22h00

Anos atrás, a jovem estudante americana Mary Budd Rowe, em visita à Universidade de Princeton, reparou num homem que tinha os olhos fixos numa fonte. Reconheceu nele o célebre físico Albert Einstein, que inclinava a cabeça naquela direção e algumas vezes movia rapidamente as mãos para cima e para baixo. Mary, perto dele, olhava a cena um pouco perplexa. Por algum tempo, Einstein não disse nada, só movia as mãos. De repente, virou-se para ela e perguntou: “Você consegue fazer issso? Pode parar a corrente de água o suficiente para enxergar os pingos separados uns dos outros?”. Sem esperar pela resposta, o cientista mostrou-lhe como deveria mover as mãos, de frente para o jorro, para sincronizá-las com o fluxo da água, de modo a criar um efeito de pisca-pisca, que aos olhos do observador parecia uma imagem de gotinhas congeladas, como num close. Depois, Einstein virou-se para a moça e lhe fez um lembrete: “Não esqueça nunca que a ciência é uma espécie de exploração e de divertimento”. Hoje, professora da Universidade Stanford, Mary Rowe não esqueceu a licao de Einstein: ela incentiva os estudantes à aventura da descoberta mostrando-lhes que ela é fundamental para a ciência. E, de quebra, mostra que a Física também pode ser divertida.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.