Clique e assine a partir de 5,90/mês

Tudo sobre Albert Einstein

O mundo quântico é incompreensível por natureza. Lá, as coisas atravessam paredes, se comunicam por "telepatia" e existem em vários lugares ao mesmo tempo. Essa é a parte fácil. Saiba qual é a difícil no texto abaixo – caso ele realmente esteja lá.
Isso tem tudo a ver com algo muito banal: como os postes de luz da rua sabem que tem que acender quando anoitece. E com algo nada banal: a fundação da física quântica.
A foto mais famosa do cientista foi registrada em um contexto muito específico, bem longe dos laboratórios e salas de aula
Evento aconteceu há 7 bilhões de anos e gerou uma singularidade raríssima de porte intermediário, com 142 vezes a massa do Sol.
Buraco negro que mais cresce no Universo consome o equivalente a um sol por dia

Buraco negro que mais cresce no Universo consome o equivalente a um Sol por dia

Por Rafael Battaglia - Atualizado em 3 jul 2020, 19h00 - Publicado em 3 jul 2020, 18h50
O J2157 é tão grande que, se o buraco negro no centro da Via Láctea quisesse se igualar a ele em massa, precisaria engolir dois terços da nossa galáxia.
É a colisão mais exótica já detectada pelo LIGO: ninguém sabe se o objeto engolido é um buraco negro muito pequeno ou uma estrela de nêutrons muito grande.
SI_412_umuniversosembigbang_2

Um Universo sem Big Bang

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 30 set 2020, 14h51 - Publicado em 28 jan 2020, 11h30
Para Mário Novello, um dos maiores físicos do Brasil, o Universo não teve começo e nem fim: ele sempre existiu, e pulsa em ciclos.
SI_Energia_Nuclear_Cap1a

Energia Nuclear – o ínicio de tudo

Por Eduardo Szklarz - Atualizado em 17 ago 2020, 19h01 - Publicado em 1 jan 2020, 11h31
As melhores mentes da época e a criação da arma mais destruidora já vista.
Site_EclipseSobral1

O eclipse de Sobral: como a Teoria da Relatividade foi comprovada no Ceará

Por Luiz Romero - Atualizado em 29 Maio 2019, 17h52 - Publicado em 28 Maio 2019, 19h34
Em 1919. Einstein virou lenda, a Física virou de ponta-cabeça, o tempo e o espaço viraram uma coisa só... E Sobral virou a cidade mais famosa do mundo.
SI_Relatividade

Entenda de uma vez: Teoria da Relatividade

Por Salvador Nogueira - 28 Maio 2019, 18h08
Com sua teoria, Einstein ajudou a definir o pano de fundo onde todos os eventos do cosmos se desenrolam. E a surpresa: tem um pano para cada um de nós.
Ele faria 140 anos hoje, e começou sua maior teoria com um exercício pueril de imaginação, aos 16 anos, andando de bicicleta. Entenda o que ele pensou.
essencial-ed399
Ciência, Opinião

Lugar de criança é na escola. Lugar de Deus é na igreja.

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 29 jan 2019, 16h57 - Publicado em 29 jan 2019, 16h48
As religiões são um pilar fundamental de quase todas as sociedades. Mas elas não devem pautar nem a educação pública, nem os laboratórios.
Einstein

Revelada carta de 1922 em que Einstein já alertava sobre antissemitismo nazista

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 15 nov 2018, 14h34 - Publicado em 15 nov 2018, 13h22
A correspondência até então desconhecida – enviada por Einstein a sua irmã após fugir de Berlim – antecipa em 11 anos o terror de Hitler
Entre as 21 recém-chegadas, também estão as constelações de "Pequeno Príncipe", "Tardis" e "Godzila"
Tempo elástico — na física e na sua cabeça
Novo livro da SUPER, escrito por Salvador Nogueira, explica a obra do gênio de cabo à rabo, como você nunca viu. Saiba o que você vai encontrar lá dentro
Sem uma mão da Teoria da Relatividade, nenhum aplicativo que usa GPS funcionaria direito. Entenda como o legado do físico alemão garante sua volta para casa
Os 13 famosos (mortos) mais bem pagos do momento (arquivo de HEROUIN atualizado)
Cultura

Os 10 famosos (mortos) mais bem pagos do momento

Por Claudia Gasparini, Bruno Vaiano - Atualizado em 30 out 2020, 14h23 - Publicado em 31 out 2017, 20h34
Ranking da Forbes mostra as celebridades que mais geraram dinheiro após passar desta para a melhor. Celebre o Halloween conhecendo os campeões de 2019.
O físico entregou o papel a um mensageiro no Japão, em 1922, porque não tinha gorjeta. E apostou (corretamente) que um dia o objeto valeria muito dinheiro.