Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

A porção física de Pitágoras

Atribuídas ao italiano Galileu Galilei, as leis que regem a vibração dos sinos podem ter sido descobertas pelo grego Pitágoras.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 30 nov 1990, 22h00

Atribuídas ao italiano Galileu Galilei (1564-1642), as leis que regem a vibração dos sinos podem ter sido descobertas pelo grego Pitágoras (570-497 a.C.). Autor de um dos teoremas mais importantes da matemática, que leva seu nome, Pitágoras não era inteiramente alheio às coisas práticas. Ficava intrigado, por exemplo, com o som do martelo malhando o ferro na bigorna e especulou que marteladas mais fortes deviam produzir notas mais altas. Depois de testar a hipótese, concluiu, corretamente, que era preciso levar em conta diversos outros fatores, como tamanho, o material e o peso das bigornas. Esses fatos, descritos pelo filósofo e helenista romano Boécio, cerca de 100 anos depois de Pitágoras, foram há pouco analisados pelo engenheiro americano Andrew Dimarogonas, da Universidade de Washington. Para ele, a História mostra que Pitágoras se antecipou a Galileu. E, ao contrário do que geralmente se pensa, ele era tão bom em Física experimental como em teoria matemática.

A porção física de Pitágoras