Arqueobactéria suporta calor infernal

Arqueobactérias, microorganismos capazes de se adaptar a meios hostis, são os organismos que sobrevivem às temperaturas mais quentes.

Atualizado em 31 out 2016, 18h54 - Publicado em 30 abr 1990, 22h00

Elas conseguem sobreviver em ambientes escaldantes como a água em ebulição, salgados como o Mar Morto, ácidos como os sucos gástricos. São as arqueobactérias, micro-organismos capazes de se adaptar a meios hostis e que constituem uma família genética à parte das demais bactérias, como se descubriuhá treze anos. Ao estudar as arqueobactérias dos vulcões da Itália, que suportam até 110 graus – a maior temperatura em que um ser vivo sobrevive – pesquisadores alemãesdescobriram que, além de passarem bem em tal inferno, os microorganismos ainda se reproduzem com amis entusiasmo quando a temperatura ultrapassa 98 graus.

Suspeita-se que tamanha resistência tem a ver com a presença de proteínas em trono dos genes, que em tubos de ensaio fazem qualquer célula suportar 30 graus além do habitual. Também pode ser importante a forma como os genes se dispõem, formando cromossomos que se enroscam várias vezes em estruturas entrelaçadas. Segundo a bióloga Deborah Norwick, da Universidade de São Paulo, “quando o mistério for desvendado, a Engenharia Genética poderá ter uma nova receita para criar espécies mais fortes”.