Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Áudio ruim tira a credibilidade de cientistas, diz estudo

Experiência comparou gravações de pesquisadores importantes - e constatou que, quando o som estava ruim, as pessoas não acreditavam neles

Por Ingrid Luisa
12 abr 2018, 15h39

Na era das fake news, saber o que é verdade ou não se tornou um exercício diário. Verificar fontes, dados, opiniões do autor, tudo é válido – e recomendado – quando se tem informações falsas compartilhadas milhares de vezes todos os dias. Mas, quando isso entra no campo da divulgação científica, um fator a mais deve ser considerado: até mais que o conteúdo, a forma como a informação é transmitida influencia muito a visão das pessoas, e um novo estudo da Universidade Nacional Australiana (ANU) provou isso.

Foram realizados dois testes: no primeiro, dois grupos de pessoas assistiram os mesmos videoclipes de cientistas discursando em conferências, mas com uma diferença – um ouviu as gravações em alta qualidade e o outro em baixa. Logo após o experimento, os participantes precisavam avaliar os pesquisadores e seus trabalhos, e o resultado foi surpreendente: “Quando a qualidade do som era ruim, os participantes achavam que o pesquisador não era tão inteligente, não gostavam tanto deles e consideravam a pesquisa menos importante”, disse a psicóloga Enyn Newman, líder da pesquisa. 

No segundo teste, os dois grupos tinham acesso ao currículo dos pesquisadores, incluindo prêmios, qualificações e instituições em que atuavam, antes de ouvir suas falas. Os discursos agora eram para o programa Friday Science, uma das maiores referências australianas em ciência. Mas, surpreendentemente, o resultado não mudou: “Não fez diferença. Assim que reduzimos a qualidade do áudio, os cientistas e suas pesquisas perderam a credibilidade”, afirmou Newman.

Segundo a pesquisadora, em um momento em que a ciência está lutando para ser mais ouvida que notícias falsas e versões alternativas dos fatos, como se passa essas mensagens é cada vez mais essencial: “O que importa não é só quem você é e o que está dizendo, é como o seu trabalho é apresentado.”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.