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Caia na lama

Paulo Campo Grande, editor da revista QuatroRodas, avalia três modelos off-road disponíveisno mercado para você chafurdar à vontade.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 out 2003, 22h00

A busca de alternativas para fugir do estresse e da rotina das grandes metrópoles está fazendo com que os brasileiros se interessem cada vez mais por veículos fora-de-estrada (off-road), que passam do asfalto para qualquer tipo de terreno sem perder a estabilidade e o charme. Se dinheiro não é problema, opções é que não faltam para os compradores. Atualmente, há pelo menos 40 modelos fora-de-estrada disponíveis nas lojas. Diante de tanta variedade, pedimos que o jornalista Paulo Campo Grande, editor especial da revista Quatro Rodas, avaliasse três modelos na faixa intermediária de preço: o Mitsubishi Pajero TR4, o Land Rover Defender 90 e o Troller T4.

Na opinião de Campo Grande, o Pajero TR4 sai na frente. O motor 2.0 de 16 válvulas, importado do Japão, gera 131 cavalos. O ângulo de ataque é de 38 graus e o de saída, 41 graus. O chassi está integrado ao monobloco, tal como no consagrado Mitsubishi Pajero Full. Essa estrutura garante mais firmeza à carroceria, sem pesar muito. “Para o motorista, essa consistência se traduz em equilíbrio direcional e conforto”, diz Campo Grande.

Outro modelo que passou pelo crivo do jornalista foi o Troller T4, uma boa opção para quem busca um jipe para usar na terra. O modelo tem bons ângulos de ataque (56 graus) e de saída (47 graus), e o motor MWM 2.8 diesel, de 115 cavalos, dá conta do recado. As opções de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida são selecionadas eletronicamente, por meio de um botão no painel. “Já no asfalto é preciso uma certa dose de boa vontade, porque o Troller parece um caminhãozinho”, diz Campo Grande. “Embora tenha diversos itens de conforto, como ar-condicionado, é um carro difícil de manobrar.”

O terceiro modelo avaliado, o Land Rover Defender 90, também é pau para toda obra. Seu motor é um Maxion 2.5, de 115 cavalos. O ângulo de ataque é de 51 graus e o de saída, 34 graus. Tem bom desempenho tanto na pista quanto na lama, graças à suspensão bem acertada. O conforto também é garantido em todas as situações. “O Defender é estável e transmite confiança ao motorista”, afirma o editor.

A conclusão de Campo Grande é que os três veículos atendem às necessidades de quem busca um bom modelo off-road. Mas o jornalista tem o seu favorito: “Pelo estilo, acabamento, tecnologia e comportamento no asfalto e na terra, o meu escolhido é o Mitsubishi Pajero TR4”.

 

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MITSUBISHI PAJERO TR4

MOTOR: 2.0 16V

CILINDRADA: 1999 cm3

POTÊNCIA: 131 cv (a 5500 rpm)

TORQUE: 18,0 mkgf (a 4500 rpm)

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CÂMBIO: manual de alto desempenho, com cinco marchas sincronizadas à frente e uma a ré

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EQUIPAMENTOS DE SÉRIE PRINCIPAIS: ar-condicionado, ar quente, direção hidráulica, console central, banco com regulagem de altura, trio elétrico (travas, vidros e retrovisores), coluna de direção regulável, vidros verdes

PREÇO: R$ 64805

OPINIÃO DO JORNALISTA: “A suspensão suporta bem o trabalho off-road, sem ser dura demais no asfalto.”

TROLLER T4

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MOTOR: MWM 2.8 L Turbo Intercooler

CILINDRADA: 2800 cm3

POTÊNCIA: 114 cv (a 3200 rpm)

TORQUE: 33,4 mkgf (a 1800 rpm)

CÂMBIO: manual de alto desempenho, com cinco marchas sincronizadas à frente e uma a ré

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE PRINCIPAIS: console central, vidros verdes, direção hidráulica, imobilizador eletrônico, hodômetro digital, porta traseira, cinto de segurança com três pontos

PREÇO: R$ 57170 (c/ capota de lona)

OPINIÃO DO JORNALISTA: “A suspensão é dura e é difícil de manobrar o carro. Mas, para quem quer um jipe para usar na terra, é uma beleza.”

LAND ROVER DEFENDER 90

MOTOR: Internacional HS 2.5 turbo diesel intercooler

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CILINDRADA: 2495 cm3

POTÊNCIA: 115 cv (a 3800 rpm)

TORQUE: 29,57 mkgf (a 1600 rpm)

CÂMBIO: mecânico, com cinco velocidades para frente e ré, todas com dentes helicoidais e sincronizadas

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE PRINCIPAIS: ar-condicionado e bancos de tecido

PREÇO: R$ 87447

OPINIÃO DO JORNALISTA: “O acabamento é espartano. Está mais para uma concepção de jipe do que de sedã. Mas é estável e transmite confiança ao motorista.”

 

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