GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Chuva ácida de propósito

Cientistas da Universidade de Gottingen, na Alemanha, estão borrifando ácidos nas árvores do seu país. A idéia é mostrar aos europeus os efeitos da chuva ácida causada pela poluição. Vale lembrar que a floresta de Harz onde a experiência teve lugar fica encravada entre o vale do Ruhr, a fronteira belgo-holandês e o noroeste da antiga Alemanha Oriental – três regiões de altíssima concentração industrial.
A estufa montada sobre a mata virgem foi dividida em três partes. A primeira recebe a água com alta acidez; a segunda parte é regada com água tratada, para simular as chuvas em cem anos atrás; e a terceira quase não recebe umidade, para simular condições de seca. Um dos efeitos esperados é o enfraquecimento das raízes na parte sujeita à água poluída.
”Varias pesquisas indicam que a água com alta acidez elimina certos nutrientes do Solo” , explica a pesquisadora Adalgiza Fornaro, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Estima-se que 97% das árvores com menos de 60 anos estejam afetados ma floresta alemã.