Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como controlar o que acontece nos seus sonhos

Ter sonhos lúcidos, que você sabe estar sonhando é um privilégio. Mas, segundo um especialista da Universidade Stanford, dá para treinar essa habilidade

Por Karin Hueck
Atualizado em 21 fev 2017, 14h00 - Publicado em 21 fev 2017, 13h50

Você provavelmente já sentiu: no meio de um sonho, percebeu que estava sonhando. Entendeu que toda aquela trama era uma criação da sua mente, e tentou modificar o enredo do sonho de forma racional – talvez para conseguir voar ou fazer sexo como e quando bem entendesse. O nome disso na psicologia é “sonho lúcido”.

E os sonhos lúcidos têm um problema: estão longe do alcance da ciência. Como um pesquisador pode estudar esse tema se não tem como observar o que acontece dentro da cabeça do sonhador? Seja como for, Stephen LaBerge, um psicólogo da Universidade Stanford e que dedicou sua vida a estudar os sonhos lúcidos, acha que encontrou uma solução: pediu que os voluntários de uma experiência escolhessem o enredo de seus sonhos antes de dormir. As ondas cerebrais e os sinais vitais dos voluntários eram medidos a noite toda. Como num milagre, a partir do momento em que os adormecidos entravam na fase REM (a do “movimento rápido dos olhos”, que indica o início dos sonhos), as partes do cérebro e as reações do corpo combinavam com o tema escolhido antes. Se a pessoa estivesse correndo, sua respiração ficava ofegante. Se ela estivesse voando, as áreas do cérebro ligadas a movimentos espaciais eram acionadas. “Isso explica por que os sonhos parecem reais. Para o cérebro, eles são reais”, diz LaBerge em seu livro Lucid Dreaming.

Apesar de as afirmações de LaBerge ainda serem questionadas no meio acadêmico, o fato é que os sonhos lúcidos existem. E, para LeBerge, você pode aprender a tê-los com mais frequência – o que talvez jamais sirva como terapia para nada, mas que tem seu lado divertido. Eis as dicas do psicólogo.

()

Como assumir a direção dos seus sonhos

1. Faça um diário

Anotar sonhos incentiva você a lembrá-los e prestar atenção quando ocorrem. Quando estiver acordado, pergunte-se sempre: “Isso é um sonho?”

Continua após a publicidade

2. Saiba que é sonho

Durante o sonho, tente ler objetos: se você não conseguir, é sonho. Dica: faça o mesmo acordado. Parece bobo, mas ajuda a transformar em ato inconsciente.

3. Redistribua o sono

O último passo é fatal: durma 6 horas; acorde, ande pela casa; durma mais duas. LaBerge afirma que essas últimas são as melhores para ter sonhos lúcidos.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.