A #MulherCientista desta semana é uma pesquisadora da USP que busca fármacos mais eficazes para pessoas com distúrbios psiquiátricos.
Lacan acreditava que a linguística oferecia novos instrumentos para a compreensão das ideias de Freud.
Saiba por que gostamos tanto de dar dicas – e veja a melhor forma de aconselhar alguém (sem parecer um mala).
Todos nós tendemos a superestimar nossas habilidades – mas aqueles com menos conhecimentos são os que se consideram melhores que especialistas. Entenda a psicologia por trás do fenômeno.
A ferramenta, que analisou mais de 24 mil relatos de sonho, pode servir de auxílio a terapeutas na hora de traçar problemas como ansiedade e estresse.
Seu cérebro é capaz de uma gama inacreditável de feitos: ele respira, digere, move suas mãos e braços com precisão, se emociona com música, cria equações que explicam a natureza e gera o fenômeno da consciência. O psicólogo de Harvard entra nos bastidores do computador mais avançado da Terra – e explica o que acontece lá dentro.
Lacan começou defendendo um “retorno a Freud” e acabou sugerindo uma nova terapia, que propõe novas formas de viver o futuro.
E aí, músicos seguidores da SUPER, vocês fazem careta para tocar?
Saiba por que gostamos tanto de dar pitacos no trabalho alheio – e veja um pequeno manual para fazer isso da melhor forma.
Para Jung, você é o que você aprende ao longo da vida - mas também o que herdou de seus ancestrais.
Freud passou a ver em Jung o seu sucessor na psicanálise. Mas o psiquiatra suíço queria levar adiante uma linha própria de pensamento.
Porque o choro é involuntário: lágrimas e soluços são o jeito do seu corpo explicar que o sofrimento é autêntico – e convencer os outros a ajudar.
Como anda a sua vida sexual durante a quarentena? E o que vai acontecer quando a pandemia acabar?
Só 10% das pessoas ajuda um estranho em perigo quando há outros estranhos por perto – a expectativa é que outra pessoa se prontifique. Entenda esse fenômeno, que é um velho conhecido dos psicólogos.
Conheça a vida e obra de Mamie Phipps Clark – cuja pesquisa sobre a reação de crianças negras a bonecas brancas convenceu a Suprema Corte a acabar com as escolas exclusivas para afro-americanos.
E não adianta usar qualquer palavra. Um estudo mostrou que palavrões mais pesados provocam mais alívio do que outros mais “leves”.
Nesta quarentena, você provavelmente conheceu melhor uma pessoa que vive dentro da sua cabeça, aquela que você apelidou de “eu”. Mas quem é ela, afinal?
Não: o polígrafo é uma tecnologia ultrapassada e pseudocientífica, que ainda alimenta uma indústria milionária.
Anda sonhando muito? Tendo pesadelos? Calma que você não é o único – e a culpa é do coronavírus.
Seu cérebro transforma as informações visuais em uma realidade lógica. Entenda como isso acontece.