Como, quando e onde ver o eclipse lunar de hoje
O alinhamento da Terra com o Sol e a Lua vai causar um espetáculo raro que você precisa acompanhar
Segundo a Nasa, haverão 230 eclipses lunares neste século, sendo que apenas 85 deles serão eclipses totais. O fenômeno que ocorrerá hoje, apelidado de “lua de sangue”, será o mais longo de todos os 230, com duração de 1 hora e 43 minutos e 35 segundos. E como o humano é apaixonado por coisas raras, as pessoas estão ansiosas pelo momento em que o sol, a Terra e Lua se alinharão perfeitamente.
No Brasil, será um pouco mais difícil de acompanhar. O eclipse total, onde a Lua estará completamente vermelha, acontecerá até às 18h30 do horário de Brasília, quando ainda estiver escurecendo. Por isso, a dica é já ficar de olho a partir do momento em que a Lua começar a nascer no céu da sua cidade. Em São Paulo, isso deve acontecer por volta das 17h30. Se você mora em outra cidade, pode conferir o melhor horário para encarar o céu neste link.
Você vai precisar de um horizonte limpo, sem muitos prédios para atrapalhar. Também é ideal encontrar o lugar menos iluminado possível, por isso, procurar parques e campos abertos é a uma boa opção. Por ser um eclipse lunar, está liberado observar sem óculos de proteção ou filtros especiais.
A Lua de sangue fica vermelha porque, com a Terra na frente, ela não está sendo iluminada integralmente pelo Sol, mas ainda recebe a luz filtrada refletida pela atmosfera terrestre, dando o visual. Se o nosso planeta não tivesse atmosfera, a Lua não receberia luz alguma e ficaria completamente preta durante o eclipse. Isso sem contar o fato de que não teria ninguém aqui para observar o fenômeno.