Por que, ao se passar o dedo na borda de um copo de cristal, ele emite um som?
Quando se passa o dedo em qualquer material ocorrem vibrações. No caso do cristal, dadas suas características físicas, as vibrações ocorrem em uma única frequência e são melhor ouvidas.
Quando se passa o dedo, seco ou molhado, em qualquer material, ocorrem vibrações — o som é uma vibração mecânica —. que se dispersam em milhares de direções e frequências diferentes.
Como a amplitude dessas vibrações é muito pequena, não se ouve quase nada. “O cristal, porém, devido às suas características físicas emite vibrações quase numa única frequência”, explica Deter Joseph Barre, físico do Laboratório de Acústica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo — IPT.
O valor dessa frequência — chamada frequência de ressonância — depende do material, das dimensões e da forma do objeto friccionado.
No caso do copo de cristal, se encontra dentro da faixa de audição humana. Assim, o som produzido é ouvido como um tom musical. Se o copo estiver molhado, isso apenas ajudará o dedo a deslizar mais facilmente.