Clique e assine a partir de 5,90/mês

Descobridores do Brasil

Conheça gênios que renovaram a ciência brasileira e foram pioneiros em invenções como a radiografia, o rádio e a fotografia. Mesmo sem receber o crédito que mereciam.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 31 mar 2000, 22h00

Vanessa de Sá e Bernardo Esteves

Se você procurar na Enciclopédia Britânica o verbete de Alberto Santos-Dumont (1873-1932), ficará desapontado. As míseras 28 linhas dedicada ao herói da ciência não mencionam que ele foi um dos inventores do avião nem que se tornou o primeiro a controlar o vôo de um balão, em 1899. Mas, agora, por iniciativa do próprio presidente da Enciclopédia Britânica, o americano Paul Hoffman, ex-editor da revista americana Discover, a injustiça poderá ser corrigida. Encantado com o inventor brasileiro, ele está escrevendo sua biografia, que deverá terminar no início de 2001. “Com os dados que recolhi, é claro que vou rever o texto sobre Dumont na Britânica”, disse Hoffman à SUPER.

Para o escritor, o brasileiro teria sido o primeiro a fazer um vôo público em um avião, em 1906. “Os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright anteciparam o aparelho em 1903, mas mantiveram segredo para patentar o invento”, diz. “Dumont foi o primeiro a voar num balão dirigível”, ressalta. “Foi inventivo e corajoso o suficiente para combinar um motor a gasolina com um balão de hidrogênio, que queima facilmente.”

A despeito da disputa com os irmãos Wright, o brasileiro é um gênio bem conhecido. Mas o que dizer do padre Landell de Moura? Há evidências de que ele fez uma transmissão de rádio dois anos antes do italiano Guglielmo Marconi. Apesar disso, é quase incógnito. Outro mestre despercebido é o médico Manuel de Abreu, criador da radiografia de pulmão em 1936.

Nesta reportagem você vai conhecer talentos brilhantes e capítulos poucos difundidos da história da ciência no Brasil.

Algo mais

O jornalista Paul Hoffman espera conseguir no Brasil informações para terminar a biografia que está escrevendo sobre Santos-Dumont. Vale até piada sobre ele. Quem quiser ajudar pode fazer contato pelo e-mail hoffmanp@aol.com. Ou escrever à Editora Objetiva, Rua Cosme Velho, 103, CEP 22241-090 Rio de Janeiro, RJ.

Continua após a publicidade
Publicidade