Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Deus existe?

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 1 Maio 2004, 01h00

Barbara Axt

A lgumas pessoas não sabem responder a essa pergunta. Outras não têm dúvidas: “É claro que sim”. Ou: “Não”. O físico inglês Stephen Unwin lançou um estudo matemático com uma resposta mais exata: Deus tem 67% de chances de existir.

O passo-a-passo de suas equações está no livro The Probability of God (“A Probabilidade de Deus”, inédito no Brasil). Unwin usou uma fórmula criada há 200 anos, o cálculo bayesiano. Começa-se com uma probabilidade de 1 para 1. Deus tem 50% de chances de existir e 50% de não existir. A partir daí, somam-se evidências contra ou a favor da afirmação inicial. “A idéia foi equilibrar nosso lado que precisa de evidências racionais com nossa capacidade de acreditar em algo por intuição”, afirmou o físico.

Exemplo: dar dinheiro a desabrigados sem esperar nada em troca é uma evidência da existência do Bem. E é mais provável que o Bem exista em um mundo com Deus. Já um furacão seria uma evidência de um mundo sem Deus.

O livro inclui uma planilha Excel para que o leitor possa reunir suas próprias evidências e fazer seu cálculo pessoal da existência divina. “O fascinante é que, como 67% não é uma resposta definitiva como ‘sim’ ou ‘não’, para acreditar em Deus é preciso mesmo ter fé.” Êpa! Mas, se a conclusão é que precisamos ter fé, para que estamos fazendo cálculos bayesianos?

PARA SABER MAIS

http://www.stephenunwin.com

Continua após a publicidade
Publicidade