Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Emirados Árabes querem construir primeira montanha artificial

Projeto mirabolante de engenharia é a mais nova tentativa do governo de combater a seca - mas a que custo?

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 31 out 2016, 19h04 - Publicado em 9 Maio 2016, 20h00

Já ouviu alguém dizer que você colhe aquilo que semeia? Não foi o caso dos Emirados Árabes. O país sofre com o clima seco e, no ano passado, investiu US$ 558 mil em uma técnica chamada semeadura de nuvens. Funciona assim: um avião atira gelo seco, sal ou mesmo água potável contra as nuvens para tentar acelerar a formação de chuva. Não deu muito certo – pois não há nuvens suficientes na região. A seca continuou. Só que quando um país é rico como esse, dá para fazer planos mirabolantes – e o governo está estudando criar uma montanha artificial.

LEIA: Emirados Árabes são país mais generoso do mundo

As montanhas naturalmente forçam correntes de ar para cima. Quando o ar quente sobe, ele esfria – e aí não consegue conter tanto vapor de água. Esse vapor escapa, condensa e forma nuvens. Com a montanha artificial, o país pode ter o ingrediente que falta: nuvens em boa quantidade que possam ser semeadas.

Só que não há garantia de que o projeto vá funcionar – até porque não existem experiências anteriores da criação humana de montanhas. O governo está aguardando estudos de consultores para descobrir se a iniciativa é possível. Ainda falta definir o melhor material e posição para a construção. A altura e o formato da montanha também entram na equação e mesmo as escostas da montanha precisão ser planejadas com precisão. 

Continua após a publicidade

Tudo isso tem um impacto no orçamento – e uma criação dessa magnitude pode ser tão cara que nem mesmo um país tão rico seria capaz de custear, como admite o próprio chefe do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica. Mas eles definitivamente estão dispostos a ir longe pela chuva.

Se tudo der certo, ainda tem um problema: na prática, os dois projetos dos Emirados Árabes forçam massas de vapor de água a se manterem na região do país até que chova. Mas, antes da existência da montanha, essa água ia parar em algum lugar – quanto tempo até outro país começar a experimentar secas extraordinárias?

LEIA TAMBÉM:
Painéis solares podem gerar energia com a água da chuva
Conheça o local atingido por 28 relâmpagos a cada minuto
Será que vai chover?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.