Felinos: uma das mais poderosas e fascinantes famílias de animais
Saiba mais sobre a agilidade do leopardo, a organização dos leões, a força dos tigres e a versatilidade do lince.
Apetite destruidor
Como todos os felinos, os leões são exclusivamente carnívoros. Comem, em média, 9 kg de carne por dia e para conseguir tanto alimento atacam o que aparecer pela frente: zebras, antílopes, girafas, rinocerontes, ratos, peixes e, se tiverem chance, humanos. Podem até virar carniceiros e roubarem a refeição de hienas. Na hora do almoço, os machos comem primeiro, as fêmeas em seguida e os filhotes por último.
Disputa pelo trono
Os leões são os únicos felinos a se organizar em grupos. Os bandos chegam a ter 30 animais. A alimentação fica por conta das leoas, que armam em grupo emboscadas para suas presas. Os machos se preocupam em demarcar o território e evitar que outros leões tomem posse do bando. Os rugidos, que podem ser ouvidos a mais de 8 km de distância, servem para afastar eventuais concorrentes.
Graaauurr!!
O leão pode ser o rei dos animais, mas o maior de todos os felinos é o tigre. Ao contrário dos leões, o tigre prefere caçar sozinho, em matagais e florestas asiáticas, para não ser percebido. Quando avista um antílope ou um porco selvagem, ele destrói o pescoço do animal e o arrasta para um lugar seguro, onde devora até 40 kg de carne de uma só vez. Após a refeição, pode ficar mais de dez dias sem comer novamente.
Gato-bala
O guepardo, também conhecido como chitá, é o mais rápido dos animais terrestres. Além do corpo alongado e dos ossos leves, tudo nele foi feito para correr: as garras não-retráteis melhoram a tração, os largos pulmões absorvem mais oxigênio e a longa cauda facilita curvas. Ele depende de sua velocidade de até 120 km/h para alcançar animais velozes como gazelas e antílopes. Mas cada corrida o deixa tão exausto que, se não alcançar a presa rapidamente, só poderá fazê-lo no dia seguinte.
O sexo dos selvagens
A onça-pintada, também chamada de jaguar, só convive com outra de sua espécie durante o acasalamento. Nesse período, que pode durar até duas semanas, caçam juntas capivaras, veados e jacarés. É o maior felino das Américas e, apesar de ser bastante feroz, nunca ataca humanos.
Quente ou frio
O lince sobrevive em regiões tão diferentes quanto o gelo do Canadá e os desertos do México. Apesar de se parecer com um inocente gato doméstico, consegue matar lebres e mesmo ovelhas e cervos.
Leão-da-montanha
A habilidade que o puma, ou suçuarana, tem de saltar lhe permite viver sozinho em lugares de difícil acesso, como florestas e montanhas, e controlar um território de até 600 km2. Apesar de habitar toda a América, o seu comportamento tímido o torna difícil de ser encontrado.
Caça noturna
Para os cientistas, o gênero Panthera reúne o tigre, o leão, a onça e o leopardo. Na linguagem popular, o nome lembra sempre a pantera negra, ou leopardo negro. Ela pesa 70 kg – cerca de um terço do peso do tigre – mas tem uma enorme habilidade em surpreender suas presas. Escura por inteiro, sempre caça à noite, com o auxílio de sua visão noturna e dos movimentos silenciosos. É capaz de pular uma altura de até 4 m e passa a maior parte do dia em cima de árvores, para onde leva as suas presas.