Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Fungos de Chernobyl podem ser escudo contra radiação

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 20 jul 2016, 13h30

Oito espécies de fungos descendentes de micróbios de Chernobyl estão neste momento na Estação Espacial Internacional. Os ilustres passageiros têm uma missão especial: sobreviver à radiação do espaço. As informações são do site Popular Science.

Para quem não se lembra, Chernobyl foi uma usina nuclear na Ucrânia que explodiu, causando o maior acidente nuclear da história. A catástrofe aconteceu em 1986, porém até hoje o local é isolado devido à radiação.

LEIA: O incrível cogumelo que provoca orgasmos – mas só em mulheres

Aliás, a radiação é uma das principais barreiras para que os terráqueos consigam colonizar o Sistema Solar. Quando o corpo humano fica fora da camada protetora da atmosfera e do campo magnético da Terra, ele é atingido pela radiação do espaço. Uma carga alta dessa energia danifica as células e causa mutações no DNA que podem levar ao câncer.

Claro que a estação espacial expõe os astronautas a uma pequena quantidade de radiação em comparação com Chernobyl. Contudo, a microgravidade aliada a essa energia nuclear pode criar ferramentas que auxiliem a humanidade no futuro.

É aí que entram as espécies de fungos. Todas elas foram, originalmente, recolhidas perto da usina nuclear ucraniana pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Duas delas (Cladosporium sphaerospermum e Cladosporium cladosporioides) nasceram devido à radiação.

Inicialmente, elas foram adquiridas para a realização de um estudo sobre os efeitos dessa energia. No entanto, o farmacêutico Clay Wang tinha planos mais pretensiosos para os micróbios. Em entrevista para o Popular Science, ele conta que espera que a radiação na Estação Espacial Internacional induza algumas mudanças significativas nos microrganismos.