Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O interior da Terra pode ter um megarreservatório de água

Suposta reserva fica a 410 km de profundidade - e pode conter mais água do que todos os oceanos somados

Por Salvador Nogueira e Bruno Garattoni
Atualizado em 22 nov 2018, 15h53 - Publicado em 28 set 2014, 22h00

Olhando a Terra do espaço, não é difícil imaginar por que apelidaram nosso mundo de planeta-água. 71% da superfície terrestre é coberta por líquido. Mas talvez o planeta seja mais molhado por dentro do que por fora. Geólogos da Universidade de Alberta, no Canadá, dizem ter descoberto uma enorme reserva de água dentro do planeta. Tudo começou com um pequeno diamante, de apenas 0,1 grama, que foi encontrado em Juína, no Mato Grosso.

Como todo diamante, ele se forma sob a crosta terrestre. Mas este era diferente. Dentro dele, os cientistas encontraram um grãozinho de um minério raro, a ringwoodita, que tem moléculas de água dentro. A partir disso, eles puderam estimar o percentual de água contido no manto, na chamada zona de transição, que fica entre 410 e 660 km abaixo do solo. Se as contas estiverem certas, o interior do planeta pode conter uma reserva com 1,4 quintilhão de litros de água – uma quantidade maior do que todos os oceanos somados. “É um achado surpreendente do ponto de vista da formação dos planetas”, diz o astrônomo Cassio Leandro Barbosa, da Universidade do Vale do Paraíba. “É difícil explicar de onde essa água poderia ter vindo.”

Para os cosmologistas, não deveria existir água dentro da Terra. Toda a água do nosso planeta veio de cometas. Acontece que, quando o interior da Terra estava em formação, a água que existia por aqui deveria ter evaporado – por causa do impacto dos asteroides que formaram o resto do planeta. Seja como for, chegar até a reserva será extremamente difícil, ou impossível – porque seria preciso desenvolver brocas e canos capazes de suportar pressões altíssimas e temperaturas de até 4 mil graus Celsius.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.