Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês

O material que deixa tudo invisível

Tecido de ouro e plástico consegue manipular a luz - e fazer objetos desaparecer

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 26 fev 2011, 22h00

Fabio Marton

Em 2007, a SUPER trouxe uma reportagem sobre o manto da invisibilidade: pesquisadores haviam criado um material capaz de controlar a reflexão da luz, tornando invisível qualquer coisa que estivesse coberta por ele. O problema é que essa mágica não funcionava com a luz de verdade – só com outros tipos de luz, como a infravermelha. Mas cientistas das Universidades Purdue, Towson e Maryland, nos EUA, finalmente atingiram a invisibilidade pra valer: eles conseguiram fabricar um material, composto de ouro e plástico, que deforma a luz visível – e, portanto, realmente faz as coisas desaparecer. A tecnologia só funciona com objetos extremamente pequenos, com no máximo 50 micrômetros (milésimos de milímetro) de diâmetro – a espessura de um fio de cabelo. Pode parecer pouco, mas é um salto gigantesco: 100 vezes mais do que o conseguido em experiências anteriores. Isso animou a comunidade científica, pois sugere que seja possível esconder objetos cada vez maiores – até chegar a uma roupa capaz de tornar uma pessoa invisível. Cautelosos, os cientistas dizem que isso não será fácil. Mas não rejeitam a ideia. “Teoricamente, é possível”, admite a física Vera Smolyaninova, uma das criadoras da tecnologia.

Não ver para crer
Como fazer um objeto sumir

1. O normal
A luz que bate nas superfícies é refletida para o seu olho. Essas reflexões, obstruções e – alterações da luz formam a imagem que você enxerga.

2. O invisível
O supermaterial consegue eliminar a reflexão. Ele literalmente entorta os raios de luz, que conseguem dar a volta nos obstáculos e chegar inalterados ao olho. Como o objeto não altera a luz, é como se ele não existisse – fica invisível ao olho.