Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Parece flor, mas não é

Uma pesquisadora americana descobriu que alguns fungos de plantas atuam tão intensamente que conseguem fazer a planta modificar sua forma original.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h54 - Publicado em 30 jun 1993, 22h00

Histórias de alienígenas que assumem a forma humana não acontecem apenas no cinema: embora não sejam de outros planetas, certos fungos têm uma estratégia parecida para penetrar na comunidade de algumas flores, prejudicar sua reprodução e, quase sempre, liquidá-las. É o que acontece a uma espécie de agrião das montanhas, no estado americano do Colorado, cujas folhas tomam a forma de uma flor – na verdade, um apêndice criado por um fungo invasor.

O fungo infesta células do agrião, controla sua maquinaria química e as obriga a tomar aquela forma, onde o fungo deposita óvulos femininos e esporos masculinos. Como as plantas, o fungo não pode cruzar consigo mesmo: depende de insetos polinizadores para levar seus esporos a outras falsas flores. Estas são muito parecidas com as verdadeiras, que ficam sem polinizadores e às vezes nem chegam a despontar. Esse mecanismo foi elucidado recentemente pela pesquisadora Bárbara Roy, da Universidade da Califórnia, em artigo para a revista Nature.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.